Em coletiva de imprensa realizada na manhã de sexta-feira, 21 de agosto, no Palácio do Buriti, ficou definido que nessa semana, a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) inicia a desobstrução dos acessos de toda a orla do lago Sul e Norte, excetuando-se os lotes escriturados até linha d’água, a exemplo dos clubes recreativos.
O trabalho será dividido em três etapas. Na primeira, iniciada na próxima semana, irá abranger a QL 12, do Lago Sul (península dos ministros) e a QL 2, do Lago Norte. Essas áreas foram escolhidas por estarem parcialmente desobstruídas, facilitando os trabalhos das equipes envolvidas. O Parque Ecológico Península Sul e o Vivencial do Anfiteatro Natural do Lago Sul estão entre as primeiras áreas a serem atendidas.
A execução da segunda e da terceira etapa serão iniciadas em 120 dias e 1 ano, respectivamente. Na segunda etapa, a desobstrução será realizada em 87 lotes do Lago Sul e 23 do Lago Norte. E na terceira, 190 no Lago Sul e 92, no Lago Norte.
Equipamentos de lazer, como píeres e quadras de esportes existentes no limite dos 30 metros, em um primeiro momento, serão mantidos e a manutenção será de responsabilidade compartilhada entre vários órgãos do Governo, como o Ibram e a Novacap.
A presidente do Ibram, Jane Maria Vilas Bôas, informou que o Instituto realizará a auditoria ambiental da área e que cada morador notificado deverá apresentar individualmente, um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). A população do DF também poderá opinar sobre como será a reocupação da orla do Lago.
Além da presidente do Ibram, participaram da coletiva a Diretora-Presidente da Agefis, Bruna Pinheiro; o Secretário de Estado de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade; o Comandante Geral da Polícia Militar do DF, Coronel César e a Procuradora Geral do DF, Paola Aires.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543