14/02/17 às 15h15 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

IBRAM conclui planejamento para 2017

O Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) concluiu seu planejamento para 2017. Durante dois dias, servidores se debruçaram sobre as principais metas e desafios do órgão e definiram as estratégias de atuação ao longo deste ano.

O evento foi realizado no Jardim Botânico de Brasília (JBB) entre os dias 9 e 10 deste mês e contou com metodologia desenvolvida internamente. Após a abertura dos trabalhos, que contou com a presença da presidente do Instituto, Jane Vilas Bôas, os servidores foram divididos em seis eixos integradores de planejamento: Recuperação do Cerrado e biodiversidade; Monitoramento ambiental e água; Fortalecimento interno; Fiscalização das cadeias produtivas; Ato licenciador; Parques e unidades de conservação.

A partir daí, começaram as tratativas internas para definir os projetos prioritários e suas entregas, etapas, prazos, áreas executoras e eventuais aquisições e contratações necessárias. O gerente de Planejamento Corporativo da Unidade de Planejamento do órgão (UPLAN), Rogério de Castro, explica que o objetivo central da metodologia aplicada no planejamento é o de integrar as diversas áreas do IBRAM. “O diálogo entre as áreas é fundamental para que as metas sejam alcançadas. O trabalho precisa ser conjunto e bem coordenado para que possamos prestar um serviço cada vez melhor à sociedade”, afirma.

Entre os projetos incluídos estão o de implantação de um novo modelo de julgamento dos autos de infração, mais célere e especializado, celebração de acordos de cooperação técnica com outros órgãos da administração pública e implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) em todos os processos de trabalho, o que irá garantir muito mais celeridade e economia.

Ao final do evento, a presidente elogiou o comprometimento de todos e ressaltou a importância de se planejar as ações. “Cumprimos uma importante etapa e os novos desafios estão colocados. Agradeço a todos pelo empenho e tenho certeza que o IBRAM seguirá se fortalecendo para desempenhar cada vez melhor suas funções”, disse Vilas Bôas.

2 - Servidores debateram as principais metas e desafios para este ano - Foto Rodrigo Ramthum - IBRAM

Servidores debateram as principais metas e desafios para este ano Foto: Rodrigo Ramthum/IBRAM

Acordo de resultados

Com o intuito de reafirmar o compromisso do governo de Brasília com os projetos de interesse da população, dirigentes de secretarias, autarquias e empresas públicas assinaram na segunda-feira (13) as metas prioritárias de cada pasta para 2017. São 26 acordos de resultados, entre eles o do IBRAM, em que se detalham as iniciativas mais importantes a serem desenvolvidas ou continuadas durante o ano. Confira quais projetos estão neste acordo:

1. Otimização do Processo de Licenciamento Ambiental

2. Otimização do Processo de Fiscalização Ambiental

3. Sensibilização da população quanto ao uso e degradação dos recursos hídricos do DF

4. Estruturação das Unidades de Conservação do DF por meio da Compensação Ambiental

5. Parque Burle Marx

6. Centro de Práticas Sustentáveis

7. Implantação do Hospital Público Veterinário

3 - Presidente do IBRAM durante assinatura do Acordo de Resultados Foto  Tony Winston - Agência Brasília