Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/03/19 às 17h10 - Atualizado em 28/03/19 às 8h37

IBRAM comemora 18 anos do Programa Adote uma Nascente

O Programa Adote uma Nascente (PAN) do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) comemora nesta sexta-feira (22), no Dia Mundial da Água, 18 anos de uma trajetória de recuperação e preservação de nascentes no Distrito Federal. O programa já conta com 304 nascentes cadastradas.

Os colaboradores proprietários cadastrados no PAN terão o prazo de até dois anos para realizar o recadastramento. Os interessados obterão nova certificação e orientações atualizadas. Para tanto já está disponível no site do IBRAM http://ibram.df.gov.br/programa-adote-uma-nascente/ o texto integral da instrução normativa, além dos formulários e a apresentação do programa.

O PAN é coordenado pelo instituto e tem por finalidade apoiar e orientar a adoção de medidas de preservação de nascentes no Distrito Federal, com foco em ações de recuperação, preservação e conservação de Áreas de Preservação Permanente de Nascentes e em suas respectivas áreas de recarga.

 O programa foi atualizado com a publicação da instrução normativa nº 473 publicada no Diário Oficial do Distrito Federal nº 243/2018. O texto integral da instrução normativa, os formulários e uma apresentação do programa estão disponíveis no site oficial do instituto.

“Nessa nova fase, o IBRAM atuará como conector dos projetos de recuperação, preservação e conservação, surgindo a figura dos colaboradores contribuintes que poderão participar com doação de recursos ou de projetos técnicos”, explicou a superintendente da Biodiversidade do IBRAM, Alessandra Abrahão.

A Diretoria de Recursos Hídricos-DIRHI da Superintendência de Biodiversidade-SUBIO é a gestora do PAN.

O PAN foi iniciado em 2001, com o cadastro dos primeiros entes da sociedade civil interessados em apoiar ações voltadas a preservação de nascentes. Em 2010, com a publicação do Decreto Distrital nº 32.045, o PAN aumento bastante sua atuação no território distrital, nesse período priorizando o atendimento da demanda da zona Rural.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543