8/05/17 às 15h52 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

IBRAM celebra 10 anos com programação especial

Atrações ao longo de maio incluem lançamento de publicação, exposição itinerante e mostra fotográfica

O Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) completa sua primeira década de existência este ano e, para comemorar a ocasião, o órgão prepara uma programação especial para este mês. Criado em 28 de maio de 2007 por meio da Lei nº 3.984, a missão primordial do Instituto é a de executar e fazer executar as políticas de meio ambiente e de recursos hídricos do Distrito Federal, bem como controlar e fiscalizar o manejo desses recursos.

Ao longo desses dez anos o IBRAM teve sua estrutura aprimorada e hoje conta, além da Secretaria Geral e outras seis unidades de apoio, com cinco superintendências: Superintendência de Fiscalização, Auditoria e Controle Ambiental (Sufam); Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam); Superintendência de Áreas Protegidas (Sugap); Superintendência de Estudos, Programas, Monitoramento e Educação Ambiental (Supem); e Superintendência de Administração Geral (Suag).

Entre as atribuições do órgão estão a gestão de mais de 90 unidades de conservação, a fiscalização ambiental de todo o território do DF, o monitoramento de fauna, qualidade do ar, nascentes etc., o licenciamento de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, considerados efetiva ou potencialmente poluidores, além de promover a educação ambiental, gerir a Câmara de Compensação Ambiental e Florestal, entre outras.

Programação de aniversário
O Instituto preparou uma programação especial ao longo de todo mês de maio para celebrar seus 10 anos. Entre as atividades previstas estão exposições durante a AgroBrasília e em quatro parques geridos pelo órgão, o lançamento de duas cartilhas produzidas em conjunto com alunos de escolas públicas na região da Granja do Ipê, a inauguração oficial do Parque Vivencial do Gama, uma mostra fotográfica na Estação Galeria do Metrô, entre outras (ver programação completa no final da matéria).

De acordo com a presidente do órgão, Jane Vilas Bôas, a ideia é valorizar o trabalho desempenhado pelos quase 500 servidores do órgão bem como estreitar os laços com a sociedade. “A proteção do meio ambiente é um desafio que requer a participação de todos, governo e sociedade. É muito importante despertar o sentimento de pertencimento na população e incentivar uma atuação cidadã na defesa dos nossos recursos naturais”, afirma.

As atividades serão divididas em internas e abertas ao público.

Programação*:

– Dia 8 (às 9h) – Abertura da exposição de fotos da Estação Ecológica de Águas Emendadas (ESEC-AE) na Estação Galeria do Metrô com apresentação do Coral do Metroviários. A mostra segue até o dia 12;

– Dia 15 (às 9h) – Assinatura da portaria conjunta do Parque Educador (IBRAM/SEMA/SEDF) no Parque Três Meninas, em Samambaia;

– Dia 16 (às 15h) – Início da exposição na AgroBrasília;

– Dia 21 (às 8h) – IV Caminhada nos Parques do DF;

Evento organizado pela sociedade civil com o apoio do IBRAM. Duração: 2h30min a 3h. Percursos simples e de baixo esforço em locais de fácil acesso. Serão 15 locais diferentes com guias do GCB (Grupo de Caminhada Brasília). Confraternização: depois das caminhadas terá uma confraternização colaborativa com todos os grupos no Parque da Cidade, Estacionamento 4.

1. Águas Claras (Parque Ecológico Águas Claras)
2. Asa Sul (Parque de Uso Múltiplo da Asa Sul)
3. Cortado (Parque ecológico de uso múltiplo do Cortado)
4. Ecológico do Guará (Parque Ecológico Ezechias Heringer)
5. Ermida Dom Bosco (Parque Ecológico Dom Bosco)
6. Floresta Nacional
7. Jardim Botânico de Brasília
8. Jequitibás (Parque dos Jequitibás )
9. ARIE Granja do Ipê – Região da Mesa JK
10. Asa norte (Parque Ecológico e de Uso Múltiplo Olhos D’Água)
11. Parque Nacional
12. Planaltina (Parque Ecológico dos Pequizeiros)
13. Ponte Alta do Gama (Parque uso múltiplo ponte alta do Gama)
14. Serrinha do Paranoá e Cachoeira do Urubu (ARIE)
15. Samambaia (Parque Três Meninas)

– Dia 22 (às 14h) – Exposição no Parque Ecológico Dom Bosco, no Lago Sul;

– Dia 23 (às 14h) – Exposição no Parque Ecológico dos Jequitibás, em Sobradinho;

– Dia 24 (às 14h) – Exposição no Parque Ecológico Ezechias Herimg, no Guará;

– Dia 25 (às 14h) – Exposição no Parque Ecológico de Águas Claras;

– Dia 27 (às 9h) – Inauguração do Parque Vivencial do Gama;

– Dia 30 (às 9h) – Lançamento das cartilhas de construção coletiva de educação ambiental da Comunidade de Conservação – ARIE Granja do Ipê na quadra de esporte do Centro Educacional Agrourbano Ipê – Riacho Fundo (CAUB I);

– Dia 31 (às 9h) – Lançamento de edital do termo de colaboração com entidade sem fins lucrativos que fará o funcionamento do hospital veterinário, no Parque do Cortado, em Taguatinga.

*As atividades estão sujeitas a alterações. Mais informações pelo número 3214-5624.