Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/08/13 às 21h09 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Ibram autua abatedouros por maus-tratos a animais

   O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal – Ibram está realizando uma vistoria em abatedouros suínos e bovinos do DF. O objetivo da ação é vistoriar irregularidades como destinação correta dos resíduos sólidos, procedência das madeiras que são utilizadas nas caldeiras, destinação dos restos de animais (sangue e vísceras) e principalmente licença de funcionamento dos estabelecimentos. 

   Na manhã da quinta-feira (22) os fiscais fizeram a visita a um abatedouro situado no Núcleo Rural Ponte Alta no Gama e flagraram um crime ambiental de maus-tratos a animais. O estabelecimento está abatendo animais gestantes (anexo fotos). Segundo os fiscais foram identificados tanto fetos prematuros como em período adiantado de gestação e, pela Lei Distrital n° 4.060, de 18 de dezembro de 2007, o fato é considerado proibido.
   Segundo Nilton Reis, presidente do Ibram, o objetivo da operação é a orientação, mas o fato de maus-tratos a animais foi além das irregularidades fiscalizadas na ação. “O estabelecimento foi multado em R$ 5.608,40 e foi dado um prazo de 30 dias para a adequação de outras anormalidades identificadas, sob pena de nova multa e interdição das atividades.
Os auditores fiscais do Instituto continuam a ação por outros abatedouros e está previsto uma segunda etapa de vistorias, desta vez com aplicação de penalidades mais severas.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543