Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/06/14 às 16h58 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Governo assina decreto que cria novo Parque: Itapoã será contemplado

O governador do Distrito Federal assina nesta quinta-feira, 5 de junho, o Decreto de criação do Parque Ecológico Sementes do Itapoã. A solenidade, que acontece no Salão Nobre do Palácio do Buriti a partir das 10 horas, celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Com 9,3 hectares, a criação do Parque – que está localizado nas proximidades da DF 440 – atende ao interesse da comunidade local: em 2012 alunos do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Dra. Zilda Arns encaminharam ao Ibram uma carta solicitando providências quanto à conservação dos recursos naturais da área e sugerindo a criação de um parque ecológico. A partir de então, o Instituto deu início aos procedimentos necessários para verificar a possibilidade de implantar ali uma unidade de conservação, entre eles a análise junto aos demais órgãos do GDF sobre a situação fundiária da área, bem como a realização de um levantamento que forneceu informações sobre questões topográficas e ambientais.

No último mês, uma consulta pública reuniu no próprio CEF representantes da área ambiental do GDF, da Administração Regional, alunos e moradores do Itapoã para discutir a proposta de criação do Parque.  Na ocasião, após manifestação favorável de todos os participantes, também foi feita a leitura da minuta do decreto que cria a unidade.

Além de oferecer aos alunos da região oportunidades de integrar ao ambiente escolar as questões ambientais, o Parque Ecológico Sementes do Itapoã trará para toda a comunidade local novas possibilidades de convívio e lazer. A riqueza hídrica do local é um dos atributos naturais de destaque da unidade, que a partir de agora também passa a integrar o programa Brasília, Cidade Parque.  

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543