Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/02/13 às 21h15 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Ibram apresenta a membros da União Europeia ações ambientais desenvolvidas no DF

Representantes do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) participaram nesta terça-feira, 19 de fevereiro, de uma reunião do grupo de trabalho sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Delegação da União Europeia no Brasil. Finlândia, Itália, Portugal, Espanha, Bélgica, França, Reino Unido e Dinamarca estavam entre os países representados durante o encontro por seus respectivos conselheiros diplomáticos. Na ocasião, o presidente do Ibram, Nilton Reis, apresentou programas e projetos desenvolvidos pelo órgão relacionados a questões como educação ambiental, licenciamento, monitoramento da qualidade ambiental, unidades de conservação e incêndios florestais.

Entre os programas apresentados estão o Adote uma Nascente, que visa incentivar e apoiar a adoção de medidas de preservação de mananciais junto a diversos colaboradores – a exemplo dos produtores rurais -, e o Programa de Monitoramento da Qualidade do Ar, que dispõe atualmente de cinco unidades fixas de medição do material particulado e fumaça e cujos resultados são coletados semanalmente.

Gerente de Emergências e Riscos Ambientais do Ibram, Andréa Pereira destacou que a modernização e ampliação da rede de monitoramento estão entre os objetivos do Distrito Federal tendo em vista, por exemplo, o cumprimento de protocolos da Fifa para a realização de eventos esportivos como a Copa do Mundo. Exemplo disso é a aquisição, em fase conclusiva, feita pelo Ibram de duas estações automáticas de monitoramento do ar.

O Programa Brasília, Cidade Parque e o Projeto Plante uma Árvore também estiveram na pauta de apresentações da reunião. “Cinco mil mudas já foram plantadas desde o lançamento do projeto Plante uma Árvore, durante a Rio+20 no ano passado”, afirmou o presidente Nilton Reis. Os conselheiros diplomáticos, ao final da reunião, também colaboraram com a ação e fizeram o plantio das mudas nos parques de sua preferência.

De acordo com Arnold Jacques, coordenador do grupo de trabalho, “conhecer as ações locais de meio ambiente é importante para qualquer cidadão do Distrito Federal e, além disso, é uma excelente oportunidade para trocarmos experiências e abrir espaço para parcerias”.

Arnold destacou que as mudanças climáticas e o desmatamento estão entre os temas que atualmente absorvem muita atenção dos países membros da União Europeia. Ele destacou a importância da interação com o Brasil, tendo em vista o papel exercido pelo país junto aos BRICs e à América Latina, e comentou que o grupo acompanha o desenvolvimento das políticas ambientais nacionais tendo em vista possíveis acordos bilaterais.

Também participaram da reunião a superintendente de Estudos, Programas, Monitoramento e Educação Ambiental do Ibram, Lélia Barbosa, e o chefe da Unidade de Planejamento, Antônio Barreto.

                      102 4159102 4166

                        Parque de Uso Múltiplo da Asa Sul está entre os contemplados com o plantio
                          das mudas pelos membros da UE

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543