Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/03/18 às 10h57 - Atualizado em 2/03/18 às 11h02

Hotspots e hot-moments de atropelamentos

Avaliar os padrões espaciais e temporais de atropelamento nas rodovias, identificando os locais (hotspots) e períodos (hot-moments) com elevado número de colisões, constitui uma ferramenta fundamental para identificar áreas prioritárias para implementação de medidas mitigadores. Uma vez que os atropelamentos estão concentrados em determinados pontos da estrada e estes pontos de agregação não se modificam ao longo dos anos, os gastos com medidas serão menores ao longo da estrada e ao longo dos anos.

 

A equipe do projeto Rodofauna elaborou um estudo cujo objetivo foi avaliar se os padrões de agregação espacial e temporal de atropelamento de fauna permanecem nos mesmos locais e períodos, ao longo do tempo, e sob diferentes escalas espaciais e temporais.

 

Para acessar o estudo na integra clique aqui.

Os resultados encontrados pelo estudo mostraram que a ocorrência de hotspots e hot-moments ao longo dos anos foi mais evidente quando consideradas grandes escalas temporais e espaciais. Além disso, o custo/benefício (em termos de conservação e não financeiro) de mitigação ao usar unidades espaciais e temporais maiores é semelhante ao usar escalas menores na identificação de hotspots/hot-moments.

 hotspots

 

Localização dos hotspots e hot-moments (pontos pretos) por trecho de estrada (A), classes temporais (B) e grupo de vertebrado. Os números no eixo y indicam cada ano de amostragem (1 =2011; 2=2012; 3=2013; 4=2014; 5 = 2015).

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543