Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/06/18 às 10h12 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Hospital Veterinário faz campanha de vacinação antirrábica

O Instituto Brasília Ambiental, Ibram, promove na próxima semana, no Hospital Veterinário Público, HVEP, no Parque do Cortado, em Taguatinga, campanha de vacinação antirrábica gratuita para animais.  A ação, uma parceria do Instituto com a Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Geral), da Secretaria de Saúde, ocorre entre os dias 28 e 29 de junho, das 9h às 16h, e é parte das atividades do calendário do movimento Junho Verde.

 

A raiva, explica a médica veterinária Ana Nira Junqueira, gerente de Conservação, Triagem e Reabilitação da Fauna do Ibram, é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmití-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.

 

Para ser vacinado, o animal precisa estar saudável e, caso tenha, seu dono deve levar a carteirinha de vacinação. Esta é a primeira campanha de vacinação feita no Hospital Veterinário Público do DF.  Inaugurado pelo Ibram em 5 de abril passado, o HVEP é o único hospital do gênero existente no Brasil, excetuando o estado de São Paulo, onde há duas unidades semelhantes gestadas  pela Anclivepa, organização social que também  administra o de Brasília. Pelo menos 2,5 mil atendimento

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543