Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/03/13 às 10h51 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Hora do planeta 2013 no Museu Nacional

O WWF Brasil em parceria com o Governo do Distrito Federal, Agência Nacional das Águas e Unesco promovem no Distrito Federal o movimento global “Hora do Planeta”. No dia 23 de março de 2013, das 20h30 às 21h30, milhões de pessoas ao redor do mundo vão apagar as luzes em um ato simbólico contra o aquecimento global e os problemas ambientais que a humanidade enfrenta.

Desde 2009, um número crescente de cidades, empresas e pessoas no Brasil tem participado do movimento apagando as luzes de seus monumentos, escritórios ou casas, e organizando atividades especiais para mostrar seu apoio na batalha contra as mudanças climáticas.

No dia 6 de março, o GDF aderiu oficialmente às ações da “Hora do Planeta”. Para este ano, a previsão é que as luzes do Complexo Cultural, incluindo Biblioteca e Museu Nacional, Catedral, toda a Esplanada dos Ministérios e a Ponte JK sejam desligadas.
Para 2013, a proposta da campanha vai além de apagar as luzes como ação simbólica em relação à preocupação e atenção de todos ao processo do aquecimento global. “O objetivo é que lancemos desafios pessoais ou governamentais em prol do meio ambiente”, explica o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Eduardo Brandão. A programação local conta ainda com eventos e manifestações culturais no Museu, sendo um atrativo para a conscientização ambiental.

A ação

Concebida no âmbito da Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de cinco milhões de pessoas, a “Hora do Planeta” é promovida no Brasil pelo WWF-Brasil, organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.

Neste ano, a “Hora do Planeta” no Brasil convida empresas, governos e toda a sociedade para responder uma pergunta em especial: “O que você faria para salvar o planeta?”. No sábado, 23 de março, apagar as luzes será apenas o começo.

Hoje, apesar de todos os problemas ambientais, existem aqueles dispostos a fazer sua parte para salvar o planeta. A responsabilidade é de todos. Participe da “Hora do Planeta”, cadastre-se no site, apague suas luzes e reflita sobre como você pode mudar seu estilo de vida para ser mais sustentável.

Eventos anteriores

Anualmente, o GDF adere às atividades da campanha buscando realizar atividades de sensibilização para a questão ambiental. No primeiro ano de governo, Agnelo realizou ato no Museu da República, onde autoridades e artistas locais apagaram as luzes da Esplanada dos Ministérios e de alguns monumentos da cidade.

Em 2012, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Instituto Brasília Ambiental realizaram ação com a comunidade no Parque Olhos D’Água, localizado na Asa Norte. Na ocasião, cerca de 200 pessoas se reuniram para apreciar apresentações de música à luz de velas, além de apagarem em conjunto a iluminação pública de pontos da cidade.

Serviço

Cerimônia com apagar de luzes pela “Hora do Planeta”

Data: 23 de março de 2013 Horário: 20h30

Local: Museu Nacional do Complexo Cultural da República

* Com informações da WWF Brasil

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543