13/09/16 às 13h16 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Governo retira os últimos barracos de área de preservação ambiental no Guará

No segundo dia de operação, quatro edificações foram removidas de ocupação ilegal no Parque Ecológico Ezechias Heringer

A operação integrada do governo de Brasília retirou, nesta segunda-feira (12), os últimos quatro barracos de ocupação ilegal no Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará. A ação contou com 20 servidores, começou às 9 horas e terminou por volta das 17 horas.

De acordo com a Administração Regional do Guará, que coordena o trabalho, as edificações estão em uma área de preservação ambiental há oito meses. Os ocupantes são, na maioria, catadores de materiais recicláveis. A operação deve continuar nesta terça-feira (13), com a limpeza da área.

Quatro caminhões da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) foram usados para remover os entulhos. Ainda participaram da ação o Instituto Brasília Ambiental (Ibram); a Polícia Militar, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

O início das retiradas, na sexta-feira (9), teve a participação de 128 servidores de 14 órgãos. Na ocasião, foram removidas 30 edificações.