Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/12/17 às 21h08 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Governo reconhece esforços do IBRAM para melhorar gestão

O Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) foi alvo de dois destaques na última Reunião de Avaliação da Estratégia (RAE) do Governo de Brasília, realizada na residência oficial do governador, em Águas Claras, na tarde do último dia 9. O Instituto zerou a tramitação de processos em papel, aderindo em cem por cento ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O segundo destaque o órgão recebeu na pessoa do servidor Rogério de Castro Duarte, gerente de planejamento do IBRAM, eleito pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), como um dos cinco melhores AGEPs (Assessor de Gestão de Estratégia e Projetos) de todo o governo.

 

Cerca de 30 órgãos fizeram a chamada virada de chave do SEI este ano, e o IBRAM foi o terceiro a fazê-lo. O presidente do IBRAM, Aldo César Vieira Fernandes, recebeu das mãos do Governador, Rodrigo Rollemberg, o Certificado de reconhecimento pelo esforço e dedicação do órgão nesta ação. “Mais uma vez fui agraciado com um momento ímpar: Assistir a uma justa homenagem prestada ao excelente trabalho desenvolvido pelo IBRAM”, disse o presidente.

 

Todos os processos no IBRAM, a partir deste ano, nascem e morrem digitalmente. Não há mais autuação de processo em papel no Instituto. Rogério de Castro lembra que essa conquista foi resultado do comprometimento de muitos servidores ao longo dos cinco anos em que se deu. Citou, como exemplo, o gerente de Tecnologia da Informação (Geti), José Tadeu, que tomou a frente desse desafio, quando do início do processo.

 

Sobre o seu próprio reconhecimento, também materializado em um Certificado, Rogério, explica que o AGEP é responsável pelo alinhamento entre as estratégias do Governo e a estratégia que o órgão está seguindo. “Temos que garantir que os projetos, que são eleitos como prioritários no IBRAM, estejam aderentes à política de governo. Fazemos os acompanhamentos desses projetos e os reportes deles. Se tem alguma coisa dentro de um projeto que dependa, por exemplo, de uma reunião com outro órgão para poder dirimir alguma dificuldade, fazemos essa articulação, viabilizamos isso, tentamos ajudar a área a solucionar esses problemas e fazemos os reportes periódicos no Sistema Gestão, que foi criado pela Seplag e que, conceitualmente, é um Sistema de Gestão para Resultados”. No IBRAM, a função de AGEP é compartilhada entre Rogério e a chefe da Unidade de Planejamento, Ariana Ferreira.

 

Rogério esclarece ainda que os reportes dos andamentos dos projetos pactuados com o governo são feitos à Subsecretaria de Gestão de Programas, Processos e Projetos Estratégicos (Suppe), que é responsável por disseminar o Modelo de Gestão para Resultados e monitorar a execução da carteira de programas e projetos prioritários de governo.

 

Entre os projetos que o IBRAM tem pactuado no Acordo de Resultados com o governador, desde 2015 constam: Otimização do Processo de Licenciamento; Otimização do Processo de Fiscalização; Centro de Práticas Sustentáveis; Hospital Veterinário; Projeto Peixe Vivo; e Melhorias nos Parques por meio de Compensação Ambiental. “São entregas planejadas para este ano e para o ano que vem”, ressalta Rogério.

 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543