2/10/19 às 14h07 - Atualizado em 10/10/19 às 9h09

GDF Presente intensifica ação no Ezechias Heringer

Os trabalhos da força-tarefa do programa GDF Presente estão em pleno andamento no Parque Ecológico Ezechias Heringer, localizado no Guará. A Unidade de Conservação administrada pelo Brasília Ambiental é a sexta a receber ações de melhorias, só neste ano de 2019. Os parques Ecológicos Águas Claras, da Vila Varjão, do Cortado, das Garças e Olhos D’Água são os outros já revitalizados.

Entre as principais atividades em desenvolvimento estão a drenagem e a troca da areia do parque infantil, poda da vegetação, a instalação de um segundo parquinho, a recuperação do Ponto de Encontro Comunitário (PEC), conserto das duchas, pintura das vagas de estacionamento e meio fio, instalação de placas de sinalização e reforma do mirante.

Novo parque infantil                                           Poda e roçagem

A superintendente de Unidades de Conservação do Brasília Ambiental, Rejane Pieratti, comentou sobre a importância da parceria entre vários órgãos do governo trabalhando em conjunto no Parque Ecológico. “Essas ações do GDF Presente são fundamentais para a conclusão e entrega das melhorias que estão sendo feitas no Ezechias Heringer. Com isso, quem ganha é a população que terá a sua disposição uma área de lazer totalmente revitalizada”, disse.

A força-tarefa nos parques, inserido no Programa GDF Presente, incluiu representantes de diversos órgãos do governo, como as secretarias de Meio Ambiente, de Obras e de Cidades, Brasília Ambiental, Administração Regional do Guará, Novacap, SLU, Caesb, CEB, Funap, Detran, DER, DF Legal, além de lideranças comunitárias.

Parque Ecológico Ezechias Heringer – Também conhecido como Parque do Guará, a unidade está localizada na QE 23, Área Especial do Guará II. Recebeu o nome em homenagem ao pesquisador que identificou diversas espécies de orquídeas em todo o território do Distrito Federal.  A unidade visa garantir a preservação dos ecossistemas remanescentes; promover a recuperação de áreas degradadas com espécies vegetais nativas da região; proporcionar à população condições para a realização de atividades culturais, educativas e de lazer em contato com a natureza e incentivar a pesquisa para possibilitar o repovoamento da área com a fauna do Cerrado.

Dentro da área do Parque, com um total de 306.44 hectares, passa um trecho do Córrego do Guará, a mata ciliar de ambas as margens e áreas adjacentes, onde já foram encontradas 51 espécies arbóreas, 72 espécies de orquídeas e 59 espécies de arbustos e ervas, incluindo espécies raras e quase extintas.

Brasília Ambiental - Governo de Brasília