27/09/19 às 14h31 - Atualizado em 3/10/19 às 10h13

GDF entrega revitalização do Parque Ecológico Olhos d’Água

O GDF Presente entrega neste sábado (28), às 8h30, as obras de melhorias do Parque Ecológico Olhos d’Água, localizado na Asa Norte. O evento faz parte das comemorações do aniversário de 25 anos da Unidade de Conservação. Na ocasião haverá a promoção de atividades físicas, entre elas, aula de yoga.

Durante a solenidade, estará presente o secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho; o presidente do Brasília Ambiental, Edson Duarte, a administradora Regional do Plano Piloto, Ilka Teodoro; demais autoridades e lideranças comunitárias.

As obras do programa GDF Presente tiveram início em junho e entre os principais serviços realizados estão: reparos no cercamento de todo o parque, troca da iluminação pública de lâmpadas comuns para as de LED, revitalização da praça central, do parque ecopedagógico, do circuito inteligente de ginástica e dos banheiros públicos; recuperação do calçamento intertravado das trilhas, reparos na área da Lagoa, construção de espaço para realização da feira orgânica, entre outros.

A força-tarefa na Unidade de Conservação incluiu representantes de diversos órgãos, como as secretarias de Meio Ambiente, de Segurança Pública, de Obras e de Cidades, Administração Regional do Plano Piloto, Novacap, SLU, Caesb, CEB, Funap, Detran, DER, DF Legal, além de lideranças comunitárias e iniciativa privada.

Para o presidente do Brasília Ambiental Edson Duarte, o maior beneficiado nessa ação conjunta que envolve vários órgãos do governo é a população. “Quem frequenta o parque ganhará como presente nos 25 anos de existência, mais qualidade de vida, conforto, segurança e lazer.”

Gurulino – As mudanças no Olhos d´Água incluem o resultado de várias parcerias como a de um casal que frequenta o parque e resolveu colaborar. Pais de duas meninas, de nove e três anos, moradores da quadra em frente e entusiastas de uma vida mais perto da natureza, Fabrício Batista e Vanessa Leda, criaram juntos a empresa Viva a Segunda!, de empreendedorismo pessoal. Eles patrocinaram o grafite de Pedro Gideon, criador do personagem Gurulino, que agora enfeita a entrada do Parque e os totens de sinalização que serão inaugurados.

“Nós do Viva a Segunda! criamos a linguagem visual, fizemos as artes e as impressões. Também trouxemos para as lixeiras do parque mensagens motivacionais. Assim, ao descartar um resíduo da maneira correta, o público vai ser convidado a ter outras atitudes. ‘Jogue a preguiça no lixo; Jogue a zona de conforto no lixo; Jogue a autossabotagem no lixo e;  Jogue o Não consigo no lixo são as frases escolhidas’ ”, afirma Vanessa.

Olhos d’Água – Fundado em 12 de setembro de 1994, o Parque Ecológico Olhos d’Água é procurado por aqueles que curtem fazer caminhadas e contemplar a natureza. Abriga imensa biodiversidade, incluindo peixes, aves e pequenos mamíferos. A Lagoa do Sapo, abastecida por diversas nascentes situadas no interior da Unidade de Conservação é um de seus principais atributos naturais.

O Parque Ecológico Olhos d’Água é frequentado, em média, por 1.100 pessoas ao dia e 2.600, nos finais de semana. Funciona das 6h às 20 h, com entrada gratuita.

Entrega das obras revitalização do Parque Ecológico Olhos d’Água

Data: 28/9/2019 (sábado)

Local: Entrequadras 413/414 Norte – Brasília

Confira o vídeo comemorativo dos 25 anos do Parque.

Brasília Ambiental - Governo de Brasília