Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/07/20 às 15h57 - Atualizado em 13/07/20 às 8h25

Foco de incêndio no Parque Ezechias Heringer é controlado

Equipes do Instituto Brasília Ambiental e do Corpo de Bombeiros do DF controlaram, na tarde desta quinta-feira (2), um início de foco de incêndio florestal na área 27 do Parque Ecológico Ezechias Heringer, localizado no Guará. A ação fez parte do trabalho desenvolvido pela nova Diretoria de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Instituto e do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente.

 

Para o diretor da DPCIF, Pedro Paulo Cardoso, o curto de tempo de resposta ao chamado, tanto por parte do Brasília Ambiental como do Corpo de Bombeiros, foi o que proporcionou o controle do fogo e resultou que a área atingida fosse apenas cinco hectares. “O foco começou por volta das 13h40. Fomos avisados pelo agente de parque Claudinei, e em 15 minutos já estávamos lá, combatendo o fogo”, conta.

 

A ação contou com a participação de uma guarnição de bombeiros com quatro combatentes e três servidores do Brasília Ambiental, que possuem habilitação para combate ao fogo florestal.

 

Esse foi o quinto foco de incêndio apagado este ano e o primeiro do mês de julho. No dia 3 de junho ocorreu o primeiro registro no Riacho Fundo, no qual foi atingida uma área de 3,5 hectares. No dia dia 9 de junho, deu-se o segundo registro, atingindo sete hectares no Varjão. Ja no dia 19 de junho, o foco foi na Prainha, consumindo uma área de três hectares, e no dia 20 do mesmo mês foi também no parque Ezechias Heringer, numa área de três hectares.

 

Ao todo, os incêndios florestais no DF este ano atingiram 21,5 hectares. “Todos os tempos de respostas foram bem curtos, o que possibilitou rápidos controles. O que é essencial para conter incêndios florestais” afirma o diretor.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543