Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/06/17 às 20h40 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Fiscalização resgata 76 animais mantidos em cativeiro

A Superintendência de Fiscalização, Auditoria e Controle Ambiental (SUFAM) do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) realizou, nessa quarta-feira (21), uma grande operação em cerca de 15 criadouros ilegais de passeriformes em Santa Maria, no Distrito Federal.

A ação, que contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Polícia Militar Ambiental do DF, percorreu várias ruas da região administrativa e resgatou ao todo 76 animais e aplicou R$ 112 mil em multas aos criadores clandestinos. Somente na casa de um policial militar aposentado uma equipe encontrou 29 pássaros, sendo vários com sinais de maus trados.

A gerente de Fiscalização de Fauna, Karina Torres, comenta sobre as consequências desse crime. “Em criadores irregulares é bem comum encontrarmos maus trados e alimentação inadequada”, afirma. Em alguns dos endereços fiscalizados as equipes encontraram resistência, mas não houve a necessidade de emprego da força.

Os animais resgatados foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do IBAMA. Denúncias podem ser feitas, inclusive de forma anônima, por meio da Ouvidoria do governo de Brasília pelo número 162 ou pelo site www.ouvidoria.df.gov.br.

A operação foi destaque no DFTV 2° edição da Rede Globo. Clique aqui e assista a reportagem.

2 -  Crédito  Divulgação
Foto: Divulgação

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543