Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/03/16 às 17h53 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Fiscalização apreende motosserras e desocupa APA

Duas ações de fiscalização, realizadas simultaneamente, ganharam destaque na pauta dos auditores fiscais do IBRAM da Gerência de Fiscalização de Indústrias, Serviços e Recursos Hídricos (GEFIR), na última semana: as Operações “Campo Limpo” e de desocupação do setor habitacional Ponte de Terra, localizado na região administrativa do Gama.

A Operação “Campo Limpo” visa fiscalizar todos os empreendimentos rurais cujas atividades sejam potencialmente poluidoras ou causadoras de degradação ambiental. “A primeira etapa está sendo realizada na região de Planaltina. Identificamos cerca de 60 propriedades que serão fiscalizadas das quais a metade desenvolve atividades passíveis de licenciamento e o restante tem a necessidade da Declaração de Conformidade de Atividade Agropecuária, o chamado DCAA. Nos próximos meses continuaremos em outras regiões até fiscalizarmos todo o DF”, afirma o Gerente da Gefir, Giancarlo Chelotti.

A ação resultou na apreensão de três motosserras sem autorização em propriedades rurais. “A operação ‘Campo Limpo’ visa à regularização ambiental da área rural do DF”, garante o Coordenador de Fiscalização de Atividades Licenciáveis e Poluição Ambiental, Fernando César.

A operação de desocupação no Setor Habitacional Ponte de Terra, foi conjunta com outros órgãos e estabelecida pelo Comitê de Governança do Território do DF. “A área em questão está em processo de licenciamento ambiental, estando inserida na Área de Proteção de Manancial Ponte de Terra, fato que demonstra a necessidade de se garantir a integridade ambiental da região”, explica Fernando César.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543