Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/02/17 às 14h58 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Fêmea lobo guará é atropelada na BR 020

Na madrugada dessa quinta-feira (16), uma fêmea lobo guará foi atropelada e morta na BR 020, próximo à Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae). O animal, que pesava aproximadamente 40 quilos, morreu de traumatismo craniano. Ele foi levado por uma equipe da Coordenação de Fauna do IBRAM (COFAU) para o hospital veterinário da Universidade de Brasília (UnB). Lá foram colhidos os materiais biológicos, que servirão de estudo para diversas áreas e projetos de pesquisas da universidade.

“É uma perda grande. É conhecimento que vamos deixar de obter e que iriam contribuir para a preservação da própria espécie, já ameaçada de extinção. É uma perda para a ciência e para a biologia”, lamenta o coordenador de fauna do IBRAM, Almir Figueiredo. Ele explica que os grandes mamíferos são poucos e quando se estuda uma espécie, é possível se obter formas de contribuir para a preservação de outras espécies também.

Almir ressalta que a morte de um lobo guará fêmea é lamentável também devido ao seu grande potencial reprodutivo. Segundo ele o animal, provavelmente, era a única fêmea de alguns lobos guarás que as câmeras de monitoramento já tinham detectado na Esecae. 

 “Infelizmente a gente fica triste, mas este animal vai contribuir para muitos estudos na área de anatomia aqui na UnB”, disse a bióloga Flávia Sibele Foltran Fialho. Ela esclareceu que, além do uso no laboratório, o animal será taxidermizado (retirada a pele e montado um modelo) e será exposto no Museu de Anatomia do Hospital Veterinário da UnB.

Monitoramento – Dentro do Projeto Rodofauna, o IBRAM realizou, de abril de 2010 a março de 2015, monitoramento da fauna silvestre atropelada em locais pré-selecionados próximos a unidades de conservação no Distrito Federal. Veja matéria completa clicando aqui (http://www.ibram.df.gov.br/noticias/item/2926-ibram-produz-estudo-in%C3%A9dito-sobre-o-atropelamento-de-animais.html).

Confira também matéria (https://globoplay.globo.com/v/5660140/?utm_source=whatsapp&;utm_medium=share-bar) veiculada no Bom Dia DF, da Rede Globo, sobre o caso.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543