8/09/16 às 19h51 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Estudantes participam de mutirão de limpeza no Veredinha

Sensibilizar estudantes e a comunidade em geral sobre a importância do descarte do lixo no local correto. Este foi o principal objetivo do mutirão realizado dia 31/8, no parque ecológico Veredinha, localizado na região administrativa de Brazlândia. A atividade envolveu 1.200 alunos, servidores do Ibram daquela unidade, da administração regional e coordenação regional de ensino, membros da associação Pró-Descoberto e da ONG S.O.S Cerrado. A iniciativa deu continuidade a outro mutirão realizado no mês de março deste ano.

Na avaliação do agente de parque, Diego Gordinho, a realização deste mutirão comprova que o realizado em março atingiu seu objetivo, que era mobilizar a população local para o cuidado com a unidade de conservação. “Em março foi uma espécie de ‘chamada’. Reunimos agentes de parques de várias unidades, as Associações Pró-Descoberto, de Brigadistas Voluntários, dos Catadores e Recicladores de Resíduos Sólidos (Acobraz) e a Águia Cobra de Guias de Turismo, todas de Brazlândia, além de vários líderes comunitários. Ao todo mais de 40 pessoas estiveram envolvidas na ação. Na atividade atual o número ampliou bastante e foi muito importante trazer a classe estudantil. Eles ainda estão em formação, e é o momento certo de desenvolver a consciência ambiental”, enfatiza.

De acordo com Gordinho o mutirão atual retirou dez carrocerias de caminhonetes de lixo, que era, na sua maioria, copos descartáveis, garrafas, sacos plásticos e pneus. Ele explica que essas ações visam sensibilizar as pessoas para por fim ao descarte de lixo na rua, que são carreados com as chuvas em direção ao parque e terminam depositados no cartão postal da cidade, que é o Lago Veredinha. “O mutirão também é uma ação de combate à dengue antes do período chuvoso, pois Brazlândia foi uma das cidades com mais casos de dengue no início ano de 2016”, ressalta.