Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/07/13 às 20h47 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Esecae: Lobo guará propicia oportunidade rara de ser fotografado

No final da tarde da última quarta-feira (17/7), na Estação Ecológica Águas Emendadas (Esecae), um lobo guará, espécie rara, considerada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) como ameaçada de extinção, proporcionou oportunidade rara de ser fartamente fotografado.

“Nem creditei quando vi. Eram 16h31 quando ele apareceu no pátio do prédio da Esecae. Parecia que estava pousando. Uivava muito, por isso em muitas das fotos está com a boca aberta. Não sou especialista, por isso não sei o que isso significa, também não sei se é macho ou fêmea. Não me aproximei muito, apenas me apressei em pegar a máquina e fazer o registro daquela cena ímpar, maravilhosa”, comemora, emocionado, Evandro Lopes.

Ele lembra que já está na faixa da aposentadoria, por isso, embora tivesse muita vontade, tinha pouca esperança de um dia fotografar a espécie rara e de condição vulnerável.

O experiente fotógrafo da fauna e flora da estação ecológica lembra que o lobo guará é muito volátil, por isso quase impossível de ter uma rotina possível de ser acompanhada e observada para registro. “Ele não tem rotina, não faz os mesmos caminhos. É solitário. Aqui tem um grande território demarcado, que são todos os 10.547 hectares da Esecae. Aliás, ele costuma ultrapassar este território, o que contribui para sua extinção, porque sofre atropelamentos quando sai e vai parar na estrada”, lamenta.

Para Lopes, as várias fotos feitas são um marco nos registros fotográficos da Estação e nos acervos do Ibram e da Semarh.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543