24/04/13 às 20h54 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Entrega de obras e atividades educativas marcam aniversário do Parque Ecológico Águas Claras

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), anuncia a entrega da primeira etapa das obras de revitalização do Parque Ecológico Águas Claras. A ação faz parte do programa “Brasília, Cidade Parque” e comemora ainda, juntamente com outras atividades, o aniversário de 13 anos da unidade.

O parque recebe, nesta etapa, a conclusão do Centro de Referência em Educação Ambiental, que realiza práticas de vivência junto ao meio ambiente direcionadas a alunos de escolas do DF, e ainda a conclusão da nova sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, além do plantio de cerca de 22 mil mudas nativas do Cerrado no Bosque da Rio+20, em alusão à Conferência das Nações Unidas realizada em junho de 2012.

A área ganhou também serviço de limpeza e reparos estruturais, como a ponte sob o riacho no interior da unidade. O local é frequentado por cerca de quatro mil pessoas nos finais de semana. O Parque Águas Claras é o principal ponto de lazer dos moradores da região e é utilizado pelo próprio governador Agnelo Queiroz, que costuma fazer caminhadas no local.

Integrando as ações do programa “Brasília, Cidade Parque”, as obras de revitalização da unidade foram realizadas com recursos oriundos do licenciamento de empreendimentos imobiliários da empresa Direcional Engenharia Ltda, além de serviços realizados em parceria com a Novacap e com a Administração Regional de Águas Claras.

O “Brasília, Cidade Parque” é coordenado pela Semarh e pelo Ibram. Os recursos utilizados são de compensações ambientais e florestais pagas por construtoras e empresas que causaram alterações ambientais ao erguerem novos empreendimentos.

Aniversário

O Parque Ecológico Águas Claras, localizado na Avenida Parque Águas Claras, entre as quadras 301 e 104 a 107, foi criado em abril de 2000 por meio da Lei Complementar nº 287. Ele tem como objetivo proteger o acervo genético da flora e da fauna nativas da região, áreas de nascente e recargas de aquíferos, proporcionando a realização de atividades voltadas para a educação ambiental, cultural e de lazer, visando ainda o desenvolvimento de pesquisas ecológicas.

Ao longo da semana, atividades de esporte, lazer e manutenção marcam a agenda do parque e celebram seu 13º aniversário. Na manhã de sexta-feira, serão recebidos 80 alunos do Centro de Atendimento Integrado da Criança – CAIC, do Areal, e que vão ser contemplados com atividades de educação ambiental. Na ocasião, acontecem oficinas de combate aos incêndios florestais, trilhas e teatro.

Finalizando as atividades, o GDF realiza uma alegre festa, no sábado, com a presença de autoridades, apresentações culturais, brinquedos infláveis e café-da-manhã. Ainda será realizada ainda a exposição fotográfica “Zo'é – Os homens da última fronteira”.

Os Zo'é são um grupo indígena que habita uma faixa de terra firme, cortada por pequenos igarapés afluentes de dois grandes rios, o Cuminapanema e o Erepecuru, no município de Oriximiná, norte do Pará. A área habitada corresponde a uma zona de “refúgio”, onde os Zo'é mantiveram-se isolados dos brancos, que conheciam por meio de contatos intermitentes há várias décadas, e de outros povos indígenas vizinhos, que consideram inimigos.

Os Zo'é aceitaram a convivência pacífica com os brancos em 1987. Quatro anos depois, estima-se que tenham morrido 45 indivíduos por epidemias de malária e gripe. Em 1991, eram 133; seis anos depois, os Zo´é iniciam um processo de recuperação demográfica e a população cresce chegando a 152 pessoas.

Confira programação completa

22/04 a 24/04 (segunda-feira a quarta-feira) – Serviços gerais na unidade; limpeza, recolhimento de lixo, realização de podas higiênicas, revitalização de jardins, reparos e manutenção de sinalização;

26/04 (sexta-feira) – Atividades de educação ambiental com crianças do CAIC – Areal.

ü     Oficina de combate a incêndios florestais com pinturas de canecas;

ü     Teatro do Batalhão de Polícia Militar Ambiental;

ü     Exposição de animais empalhados.

27/04 (sábado) – Entrega das obras de revitalização do Parque Ecológico de Águas Claras:

ü     09h – Início das atividades (Brinquedos Infláveis, teatro da Polícia Militar Ambiental do DF e apresentação da Banda da Polícia Militar);

ü     10h – Solenidade oficial de governo com entrega das obras;

ü     11h – Parabéns para o parque (bolo e café da manhã);

ü     11h30 – Visita às obras inauguradas e lançamento do Bosque Rio+20;

*No sábado, durante toda a manhã, as academias locais realizam atividades desportivas nas quadras de esporte e na coopervia. Será feita ainda a realização de exames pela Drogaria Hiperdiet.