Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/12/14 às 12h23 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Em Sobradinho, Parque se firma como um ponto de encontro da comunidade

Jequitibás Sobradinho

Quarta unidade contemplada pelo Programa, o Parque dos Jequitibás, em Sobradinho I, recebeu R$ 600 mil em recursos oriundos de duas compensações ambientais. As obras contaram ainda com a parceria da Novacap e da Administração Regional de Sobradinho.

As benfeitorias foram recebidas pela comunidade em 2012: algumas estruturas já existentes na unidade foram reformadas, como a sede administrativa, o anfiteatro e as quadras de esporte. Já os playgrounds foram substituídos por equipamentos mais seguros e produzidos em madeira. O Parque ganhou ainda uma pista de skate, construída de acordo com as normas estabelecidas pela Federação de Skate do Distrito Federal e Entorno, e um circuito inteligente de ginástica.

No estacionamento da unidade foi feita a pavimentação com blocket, que facilita a absorção de água pelo solo, e a instalação de uma cobertura na área de convivência.Diariamente cerca de 400 pessoas visitam o Parque e, nos finais de semana, esse número aumenta para 600 visitantes. Um dos atrativos naturais da unidade é a mata, que abriga parte do ribeirão Sobradinho e as árvores que dão nome ao Parque. Criado em 1994, ele possui 11,2 hectares.

Anfiteatro

O anfiteatro da unidade – que, durante a revitalização recebeu instalação de bancos, construção de um fundo de palco, pavimentação também em blocket e a regularização dos taludes, ou seja, dos desníveis que conferem as características do teatro – é frequentemente utilizado pelos alunos das escolas da região, que fazem ali seus ensaios de peças teatrais.




         Anfiteatro do Parque

Há ainda outras atividades que acontecem na unidade: duas vezes por mês, sempre aos domingos, são realizadas sessões de meditação e, aos finais de semana, acontecem encontros de ciclistas. O Parque dos Jequitibás funciona diariamente das 6h30 às 18h, mas, durante o horário de verão, a unidade estende seu horário de funcionamento para que a comunidade possa aproveitar ainda mais o espaço: o fechamento só acontece às 19h.

 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543