Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/09/16 às 21h40 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Educação ambiental: marca registrada da Virada do Cerrado

Dezenas de estudantes de escolas públicas, da região administrativa do Guará, receberam na tarde desta sexta-feira, (9/9), no Centro de Referência de Educação Ambiental do parque de Águas Claras, orientações sobre como cuidar do meio ambiente. As “aulas” de educação ambiental envolveram desde palestras até apresentação teatral. São uma realização do IBRAM, por meio da Coordenação de Educação Ambiental e Difusão de Tecnologias (CODEA/SUPEM), em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental (NEAM) do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA). A atividade faz parte da programação da Virada do Cerrado 2016, iniciada no último dia 07, com encerramento no próximo domingo, 11/9, Dia do Cerrado.

De acordo com o educador ambiental, Luis Felipe Blanco de Alencar, um dos coordenadores da atividade, o IBRAM, por meio da CODEA, esteve integrado na Virada do Cerrado desde sua concepção. “Até porque a Virada é um evento, essencialmente, de educação ambiental, realizada por meio de mobilização social. Mais que fazer atividades, como palestras, tentamos mobilizar as pessoas para se integrarem, de fato, à questão ambiental””, explica.

Segundo Luiz Felipe, entre os dias 8 e 9 só em Águas Claras, que também recebeu estudantes de escolas do Areal, foram atendidas cerca de 320 crianças. Outras regiões administrativas como Gama e Planaltina, por exemplo, receberam ações similares. As demandas partiram das próprias Regiões Administrativas, que são as iniciadoras das mobilizações para a Virada.

Parceria – O coordenador comemora o sucesso da parceria com o BPMA. ““Com esse trabalho conjunto conseguimos dobrar nossa capacidade de atendimento, que era de 40 crianças por turno. Nesta sexta, por exemplo, estamos fechando com o atendimento de 160 crianças, 80 por turno. Essa parceria está sendo muito importante para ambos os órgãos, e com resultados excelentes para a sociedade”.

O Núcleo de educação Ambiental do BPMA tentou passar de uma maneira divertida e responsável, com apresentação teatral cômica, formas de os pequenos cidadãos evitarem atitudes que poluam a água e o ar, destruam o verde e os animais, e atraiam doenças, como a dengue, por exemplo. Vestidos de Aedes Aegypti dois policiais militares arrancaram sonoras gargalhadas das crianças.

Esta é a segunda versão da Virada do Cerrado. A expectativa dos organizadores é que os resultados sejam superiores ao do ano passado, quando o evento nasceu. A programação continua neste final de semana. Confira Aqui.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543