Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/11/14 às 16h45 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

É Tempo de Plantar

Com o início das chuvas no Distrito Federal, também começa o Tempo de Plantar. Desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram), o projeto foi lançado em 2012 com o objetivo de incluir no calendário festivo de Brasília o período de mobilização da sociedade para a preservação do cerrado. O Programa é dedicado a arborizar Regiões Administrativas e reflorestar parques, áreas degradadas, de preservação permanente, com a participação dos cidadãos e das entidades públicas e privadas. Neste ano, o evento começará nos dias, 20, 21 e 22 de novembro em ação conjunta ao movimento Limpa Brasil 

Durante esses dias, estudantes de cerca de 25 escolas da rede de ensino público do Distrito Federal, vão participar de diversos eventos, dentre eles, palestras de educação ambiental, e uma gincana onde os alunos vão entregar produtos recicláveis que serão doados à associações de catadores do DF. As três escolas que apresentarem o maior número de materiais ganharão 70 mudas de plantas nativas do Cerrado cada para serem plantadas nos parques administrados pelo Ibram.

Dia 22, no Parque da Cidade Sara Kubitschek, será realizada uma grande festa com a realização da ação Limpa Brasília – Tempo de Plantar. Neste dia, produtos recicláveis poderão ser trocados por mudas nativas do Cerrado e ao plantá-la, o participante poderá tirar uma foto e enviar para o email tempodeplantar2014@gmail.com, para ser publicada nas redes sociais do Instituto. O evento acontecerá na área gramada próximo ao estacionamento 13, a partir das 9h.

A rede de supermercados do Grupo Pão de Açúcar também participará da ação sendo ponto de troca. Os interessados também podem ir até uma das unidades da rede, doar recicláveis e trocar por mudas.

As plantas que serão doadas durante o Tempo de Plantar foram semeadas e cultivadas por alunos do Curso de Produção de Mudas, oferecido pelo Centro de Práticas Sustentáveis, do Ibram, no Jardim Mangueiral. São jovens entre 15 e 18 anos, regularmente matriculados em escola da rede de ensino público e residentes da zona rural de São Sebastião e entorno.

Acesse a lista de escolas participantes

Acesse a lista das unidades Pão de Açucar participantes

 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543