Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/12/14 às 11h13 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Distrito Federal fecha o ano com mais uma unidade de conservação

O ano de 2014 está sendo fechado com chave de ouro para o meio ambiente do Distrito Federal. Isto é porque nesta terça-feira, dia 30 de dezembro, o secretário de Meio Ambiente, Paulo Lima, e o presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Nilton Reis, receberam do Consórcio JCG/ Santa Mônica, a doação de terreno para a criação de uma nova unidade de conservação. Esta área, com 60 hectares, às margens do Córrego Pau de Caixeta, era um pleito antigo da comunidade e visa à preservação da Cachoeira do Tororó.

Esta foi mais uma ação realizada pelo programa Brasília, Cidade Parque, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Este projeto visa implementar os parques ecológicos do DF de forma sustentável e com o apoio de instituições públicas e privadas, utilizando de forma efetiva as compensações ambientais e florestais.

 A nova unidade de conservação foi uma das condicionantes da licença ambiental concedida ao Consórcio JCG/ Santa Mônica, para a construção do Residencial Santa Mônica. Além da doação do terreno, a empreendedora irá desenvolver o plano de manejo e realizar obras de infraestrutura no valor de um milhão, como a construção de guarita e o cercamento da área; além do plantio de 400 mil mudas.

“Estamos muito feliz, pois o importante deste ato foi que, além da transferência cartorial do terreno, é a existência de termo de compromisso garantindo investimentos iniciais para a implantação da unidade de conservação”, comemorou Nilton Reis. “Outra novidade é que esta será a primeira área registrada pelo Ibram. Todas as outras unidades do DF estão em nome da Terracap ou do Governo do Distrito Federal”, completou o presidente do Instituto.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543