6/08/13 às 20h59 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

DF e cinco municípios de Goiás debatem resíduos sólidos

Reunião engloba as cidades mais povoadas e onde se produz mais lixo na região

A quarta reunião preparatória para a 4ª Conferência Distrital de Meio Ambiente, que este ano debate o tema resíduos sólidos, acontece amanhã (07) juntamente com a Conferência Municipal de Luziânia. O encontro reúne as regiões de Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental, Novo Gama, Cristalina e Luziânia, e será realizado das 8h30 às 18h, no Centro de Convenções do município.

Até a realização da Conferência Distrital, prevista para 11, 12 e 13 de setembro, serão sete encontros entre o DF e os 20 municípios da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE). “O encontro de amanhã propõe uma discussão mais enriquecida, já que se trata do eixo mais povoado e, portanto, onde mais se produz lixo”, adianta Paulo Celso, subsecretário de Políticas de Resíduos Sólidos da Secretaria do Meio Ambiente do DF.

“O encontro reúne eixos importantes para o DF e para a proposta de políticas públicas”, diz o secretário da Semarh, Eduardo Brandão. “Os problemas das regiões são os mesmos: destinação adequada para o lixo, inclusão de catadores no processo, e coleta seletiva. Enfrentamos os mesmos dilemas e estaremos juntos na Conferência Nacional, debatendo o assunto para que possamos chegar a uma solução também conjunta. Afinal, o meio ambiente não tem fronteiras”, conclui Brandão. O encontro nacional será de 24 a 27 de outubro, em Brasília.

Políticas públicas

Na Cidade Ocidental já funciona um Aterro Sanitário licenciado, o único da RIDE. Entre as principais ações do plano para o DF estão o fim das atividades do lixão da Estrutural; a abertura do Aterro Sanitário Oeste, localizado entre Ceilândia e Samambaia; a implantação da coleta seletiva em todo o DF; e a instalação de 12 centrais de triagem de materiais recicláveis para abrigar o trabalho das cooperativas de catadores.

A instalação de seis áreas para a reciclagem de resíduos da construção civil, duas áreas de aterro de inertes, e um centro de comercialização de materiais recicláveis também estão previstas. Um trabalho de inclusão social com todos os catadores por meio de formação profissional, assistência técnica e inserção de cooperativas e associações é um das principais metas do projeto.

Os encontros preparatórios já aconteceram nas cidades de Sobradinho, Planaltina, Gama, Santa Maria, Recanto das Emas, Riacho Fundo, São Sebastião, Paranoá e Itapoã. O encontro entre as cidades de Formosa, Cabeceiras, Vila Boa, Água Fria de Goiás e Planaltina de Goiás, previamente marcado para 1º de agosto, foi remarcado para o próximo dia 20.

As conferências têm como foco a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos âmbitos local e regional, com destaque para quatro tópicos: a produção e consumo sustentáveis; redução de impactos ambientais; geração de empregos e renda; e educação ambiental.

Saiba mais:
Cronograma: encontros preparatórios 4ª CDMA