Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/06/17 às 16h46 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

DF atinge marca de 10 mil inscritos no CAR

Em pouco mais de três anos, desde a abertura do sistema em maio de 2014, 10 mil imóveis rurais do Distrito Federal foram inscritos no Cadastro Ambiental Rural – CAR. Isso representa mais de 70% da área agrícola do DF.

“Essa porcentagem já nos dá a garantia da consolidação de mais de 120 mil hectares em áreas protegidas entre Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente (APP)”, informa o gerente de Cadastro Ambiental Rural do IBRAM, Alisson Santos.

Esse número expressivo se deve em muito pelo esforço do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) em um projeto para atendimento presencial gratuito ao pequeno produtor rural, nos escritórios regionais da Emater.

Mesmo sendo uma exigência legal – prevista no Código Florestal – a prestação de apoio técnico e jurídico no registro no CAR e da Reserva Legal aos imóveis rurais com dimensões de até 20 hectares (ou 4 módulos rurais), o DF é a única Unidade da Federação que desempenha projeto com aporte de recursos do Fundo Único de Meio Ambiente (Funam) para atendimento desse público específico.

Para que mais posses e propriedades rurais efetuem o cadastro, o IBRAM e órgãos parceiros estão preparando uma intensificação da campanha de divulgação para o segundo semestre deste ano. A medida visa garantir que os imóveis rurais que ainda não se inscreveram no CAR e que possuam passivo ambiental consigam aderir em tempo ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), que encerra em dezembro de 2017.

O PRA é uma das principais ferramentas do Cadastro Ambiental Rural (CAR), sendo o responsável por direcionar a recuperação de áreas protegidas em imóveis rurais, determinando metodologia e prazo a serem respeitados, podendo inclusive ser um referencial para a tomada de decisão em ações do poder público nesta questão. Ele será determinante para o sucesso da implantação de mudanças na política florestal brasileira.

CAR

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público, eletrônico, de abrangência nacional feito junto ao órgão ambiental competente. Foi criado pelo Novo Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/2012).

O registro é obrigatório para todos os imóveis rurais e tem como finalidade integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, contribuindo para formar uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil e para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Serviço:
Informações sobre o CAR
Fone: 3214-5646
E-mail: car@ibram.df.gov.br

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543