26/02/21 às 15h24 - Atualizado em 26/02/21 às 15h24

Desenvolvimento rural sustentável é tema da 1ª edição do Compartilhando Saberes de 2021

O Instituto Brasília Ambiental realizou, na manhã desta sexta-feira (26), a 1ª edição virtual do Projeto Ciclo de Palestras – Compartilhando Saberes de 2021. O evento, que acontece mensalmente, é uma iniciativa da Comissão Permanente de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) para incentivar a troca de conhecimento entre os servidores e favorecer a integração com a sociedade.

Nesta primeira edição do ano, o evento contou com apresentação da dissertação de mestrado do analista de Planejamento Urbano e Infraestrutura do Instituto, Gustavo José Soares. O servidor possui graduação em engenharia agronômica, especialização em gestão ambiental e desenvolvimento sustentável e mestrado em meio ambiente e desenvolvimento rural.

Com o título “Influência da rochagem no desenvolvimento de Sistemas Agroflorestais e na captura de dióxido de carbono atmosférico”, o engenheiro agrônomo buscou avaliar a dinâmica dos atributos químicos do solo, além de analisar em que medida o manejo de Sistemas Agroflorestais (SAFs) contribui para a imobilização de dióxido de carbono (CO₂).

De acordo o palestrante, o trabalho que envolveu a comparação de parâmetros físico-químicos do solo em SAFs, avaliação da biomassa dos sistemas e estimativa da retenção e CO₂ em espécies predeterminadas, comprovou a hipótese defendida de que os Sistemas Agroflorestais favorecem a sustentabilidade produtiva por períodos mais longos para os agricultores e que os SAFs que utilizam rochagem melhoram os níveis de fertilidade e contribuem para maior eficiência na fixação de dióxido de carbono.

“Compartilhando Saberes” é uma iniciativa destinada aos servidores que tiveram usufruto do afastamento para participar de programa de pós-graduação stricto senso, conforme o artigo 161, da Lei Complementar 840/2011, e retornaram para suas atividades. Iniciado no segundo semestre de 2019, o projeto já conta com 11 edições e 16 apresentações de servidores do Instituto.