Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/11/14 às 15h40 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Onça-pintada é vista na Esecae

A equipe formada por agentes de parques do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) constatou no último mês de outubro, em um vídeo de uma das armadilhas fotográficas alocadas na Estação Ecológica Águas Emendadas (Esecae), a presença de uma onça-pintada (Panthera onca). No mesmo local ainda foi possível visualizar uma onça-parda (Puma concolor).

Foi com muita alegria e satisfação que a equipe recebeu a noticia, já que a espécie não é registrada no DF há pelo menos 30 anos. A proposta da equipe de servidores é dar divulgação acadêmica à informação, junto a uma revista científica especializada, em razão de sua importância para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e conservação. Além disso, a equipe pretende reunir parceiros de outras instituições para que medidas preventivas sejam adotadas a fim de garantir a preservação da espécie no local, já que em menos de um ano foram registrados dois atropelamentos de onças-pardas no entorno da Esecae.

Atualmente, o projeto conta com quatro câmeras em campo e a proposta é aumentar esse número para 10, permitindo assim identificar se há somente uma onça-pintada frequentando a unidade de conservação ou se há outros membros da espécie.

Outros vídeos

Além da onça-pintada, a câmera também capturou imagens de outros animais como uma onça-parda, mais comumente observada no local. A idéia é adotar medidas preventivas de conservação das espécies, como reduzir os riscos de atropelamento dos animais.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543