26/06/15 às 15h00 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Deflagrada Operação “Aqui não!” nas Unidades de Conservação do DF

A primeira etapa da Operação Aqui Não!, para coibir o despejo irregular de resíduos sólidos dentro de Unidades de Conservação do Distrito Federal, foi realizada nessa quinta-feira, 25 de junho. O trabalho foi organizado pela equipe de Auditores Fiscais do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e contou com a participação da Agefis e de policiais do Batalhão da Polícia Militar Ambiental. Foram abordados caminhões depositando resíduos sólidos de construção civil na Reserva Biológica do Guará e no Parque de Uso Múltiplo do Lago Norte.

A ação resultou na apreensão de quatro caminhões, aplicação de multas no valor total de R$ 280 mil e na obrigação, por parte dos infratores, de recuperarem as áreas degradadas.

operacao aqui nao1

Flagrante de caminhão despejando entulho

O Gerente de Fiscalização de Flora, Vitor Pereira, destacou a ação dos auditores fiscais. “A apreensão dos caminhões, além de prevista na legislação ambiental, faz parte de uma estratégia da fiscalização do Instituto, onde a descapitalização do infrator é um forte elemento para desencorajar a prática dos ilícitos ambientais no DF”, comentou o gerente.

O auditor fiscal Giancarlo Chelotti informou ainda, que essa foi a primeira fase da operação e que todas Unidades de Conservação Distritais estão sendo monitoradas a fim de coibir a infração.