4/07/13 às 19h58 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Curso ensina como levar sustentabilidade em conta nas contratações públicas

A Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep) do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) deu início, nesta quarta-feira (3), ao curso de Introdução às Contratações Públicas Sustentáveis. Ministrado pela analista de atividades do meio ambiente e educadora ambiental Maria Fernanda Barbosa Teixeira, o curso é voltado aos servidores de todas as áreas do Ibram e conta também com a participação de pessoal da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), da Secretaria de Educação e da Subsecretaria de Licitações e Contratos do GDF. Ao todo, participam 50 servidores divididos em duas turmas. O curso está sendo ministrado no refeitório do Instituto.

Mestre na área, Maria Fernanda explica que este é um curso piloto, mas que a ideia é expandi-lo para a Escola de Governo do Distrito Federal. “O objetivo é que os servidores passem a pensar, a refletir sobre sustentabilidade na hora da contratação, levando em conta questões como o ciclo de vida dos produtos, desenvolvimento regional, inovação, segurança no trabalho, cuidado com a saúde do consumidor, entre outras. O conceito de proposta mais vantajosa precisa ser ampliado, deixando de ser observado unicamente pela ótica do menor preço e passando a incluir preocupações sociais e com o meio ambiente”, explica a servidora.

Maria Fernanda deixa claro que está tentando abordar desde os mais básicos conceitos, como o de sustentabilidade, até quais são os fundamentos legais que permitem ou não realizar uma contratação sustentável. “Estou tentando desmistificar, tirar um pouco o medo das pessoas de incluir critérios de sustentabilidade nas compras públicas”, ressalta.