Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/07/18 às 23h30 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

CPS passa a ensinar e a reciclar e resíduos

Dias depois de realizar o evento “Juntos pela Coleta Seletiva”, um dos que integraram o calendário da Virada do Cerrado, o Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), no Jardins Mangueiral, se prepara para instalar uma primeira unidade de coleta seletiva de resíduos. O objetivo é criar pontos de recolhimento de pilhas, óleo de cozinha, eletrônicos, vidro e demais rejeitos recicláveis e realizar oficinas permanentes para orientar a população, sobretudo da região e do Jardim Botânico. Durante o evento, que integrou também o movimento Junho Verde, lançado pelo Ibram para reavivar a consciencia ambiental da sociedade,  foram realizados cursos de capacitação de implantação de coleta seletiva em condomínios e oficinas de aproveitamento de resíduos e compostagem orgânica.

 

Na capacitação ministrada pelo Diretor Adjunto do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Paulo Celso dos Reis, foram apresentados dois casos de sucesso na implantação da coleta seletiva, o do condomínio Ouro Vermelho, que coleta 100% dos seus resíduos, e da Cooperativa Recicla Mais, que nasceu a partir da associação de catadores ao movimento comunitário do Jardim Botânico. Os novos profissionais , antes atuando de maneira informal, agora são uma cooperativa. A parte prática do evento ficou por conta das oficinas que ensinaram aos participantes a confeccionar instrumentos musicais, a partir de resíduos recicláveis. Tambem houve cursos sobre  produção de pufes com o aproveitamento de pneus e de como fazer a própria composteira orgânica doméstica.

 

Essa última foi ministrada pelo servidor do Ibram Gustavo Soares, que participa do projeto Caliandra de Talentos,  que pretende estimular as equipes do próprio Instituto a atuar junto ao CPS em práticas de Educação Ambiental, de forma compatível com suas atribuições cotidianas. O programa “Juntos pela Coleta Seletiva” contou com a presença do Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Manoel Vieira Alexandre e do Administrador Regional do Jardim Botânico, Nilton Reis, além de autoridades ligadas ao setor.

 

 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543