Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/12/14 às 13h38 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Conheça os parques implantados ou revitalizados de Brasília

BCP

Criado pelo decreto nº 32.981, em 13 de junho de 2011, o Programa Brasília, Cidade Parque é inspirado no conceito urbanístico de Lucio Costa – no qual a cidade é considerada um grande parque urbano em que se inserem o sistema viário e as edificações.

Norteado pelo objetivo principal de recuperar e implantar os 73 parques ecológicos e 22 unidades de conservação espalhados pelo Distrito Federal, promovendo a preservação, a consolidação destes espaços e a posterior ocupação das áreas por meio do uso sustentável da população, o programa se consagrou um caso de sucesso da gestão pública ambiental brasileira, sendo objeto de publicação da fundação alemã Konrad Adenauer, durante a Rio+20.

Estes espaços são de suma importância para o equilíbrio ambiental da região, bem como para o uso da população. Além da preservação da fauna e da flora nativa do Cerrado, as unidades de conservação apresentam relevantes características hídricas, uma vez que em seu interior existem mananciais e nascentes importantes.

A inovação do Brasília, Cidade Parque não consiste apenas na recuperação estrutural ou na implantação das unidades. O grande avanço para a área ambiental é o novo modelo de investimento, por meio da cobrança dos passivos de compensações ambientais e florestais, que possibilitou a formação de parceria com o setor produtivo do DF e a celeridade e transparência na execução dos recursos

A utilização das compensações ambientais e florestais possibilitou investimentos em infraestruturas de 15 parques jáentregues à população que contam agora com áreas destinadas à prática de esportes, convívio social, estudos e contemplação do meio ambiente. Todas as unidades dispõem de banheiros públicos, coopervia, sedes administrativas e demais mobiliário urbano – filtros, bancos, pavimentação e etc.

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) publicará, a cada dia do mês de dezembro, especiais sobre os parques revitalizados ou implantados.

Panorama por-do-sol-1000pix

Parques contemplados pelo Brasília, Cidade Parque

 

1. Parque da Asa Sul
2. Parque Ecológico Ezechias Heringer
3. Parque dos Jequitibás
4. Parque Bosque do Sudoeste
5. Parque Lago do Cortado
6. Parque Saburo Onoyama
7. Parque Ecológico Águas Claras
8. Parque Ecológico Dom Bosco
9. Parque do Riacho Fundo
10. Parque Ecológico Três Meninas
11. Parque da Estrutural
12. Parque Sucupira
13. Jardim Botânico de Brasília
14. Parque Ecológico Olhos D’Água
15. Parque do Areal

 


Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543