Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/03/17 às 16h09 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Conheça a árvore típica da Mata Atlântica que sobrevive no Cerrado

Ela tem troncos de grandes dimensões, tanto em comprimento como em perímetro, suas folhas apresentam tom avermelhado na primavera e as flores são claras ou vermelhas. É uma das maiores árvores do Brasil. Essas são características do jequitibá. Uma árvore adulta pode atingir até sessenta metros, o que equivale um prédio de 20 andares. 

No Distrito Federal, o Jequitibá pode ser encontrado, apesar de não pertencer ao Cerrado, no Parque Ecológico dos Jequitibás, em Sobradinho, administrado pelo Instituto Brasília Ambiental (IBRAM). Há relatos de que o Parque, antes de sua criação, foi uma área ocupada por chácaras, e foram os próprios moradores da época que os plantaram.

Vista Parque Jequitibás- foto 2Foto: Fernando Mesquita/IBRAM

O Jequitibá normalmente não conseguiria sobreviver no Cerrado, mas no Parque isso é possível devido ao ambiente ser úmido, o local possuir sombra e ser perto de um ribeirão. “Estamos tentando plantar mais jequitibá no Parque, nos locais que ainda não tem, mas como não é uma árvore típica da nossa região ela não consegue sobreviver na maioria dos casos. Temos que rustificar sua muda, que no caso é adaptá-la para que consiga sobreviver à mudança”, comentou o agente de parque Alisson Santana.

Parque Ecológico dos Jequitibás                                                                                                                              
Criado em 1994, com uma área de 16 hectares, abriga árvores de grande porte, como o jequitibá.  O Parque foi criado na busca da preservação de espécies significativas da flora e para criar condições para a melhoria da qualidade das águas do Ribeirão Sobradinho, que vem sofrendo degradação ambiental ao longo dos anos.

Para o agente de parque Guilherme Guimarães, um espaço como esse contribui à comunidade na formação de uma consciência ecológica e propiciando o exercício de atividades socioculturais em um ambiente equilibrado, além de favorecer a realização de estudos e pesquisas científicas. “O Parque ajuda na interação com a natureza e mostra a todo mundo como é importante conviver em harmonia com ela”, falou.

O local recebe cerca de 300 visitantes durante a semana e 500 no final de semana. Os visitantes podem encontrar no local pista de skate, circuito de ginástica, anfiteatro ecológico – onde peças escolares são ensaiadas e apresentadas, trilhas e recreação infantil.  

 Pista de Skate - foto 2Foto: Fernando Mesquita/IBRAM

Serviço
Parque Ecológico dos Jequitibás
Endereço: Quadra 10/11 área especial 4/5- Avenida do Contorno – Sobradinho
Horário de funcionamento: das 6h às 18h diariamente e no horário de vérão das 6h às 19h
Entrada: gratuita

 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543