Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/01/17 às 13h12 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Conheça a árvore capitão do cerrado


Espécie é símbolo da unidade de conservação do Parque Ecológico Dom Bosco desde 2012 e é típica do cerrado


Você já ouviu falar na árvore capitão do cerrado? Ela é símbolo da unidade de conservação do Parque Ecológico Dom Bosco desde 2012 por iniciativa da equipe técnica do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) com intuito de aprimorar as ações de educação ambiental no local.


A espécie é típica do cerrado, mas está presente também na caatinga e no pantanal, segundo o agente de unidades de conservação do Ibram, Francisco Maciel. O nome científico é Terminalia fagifolia, mas ela também já recebeu outros nomes populares como orelha de cachorro, mirindiba e pau de bicho.


“A capitão do cerrado possui flores pequenas e delicadas, folhas membranáceas, arquitetura com troncos retorcidos e fissurados, sombra agradável, copa que chama para aconchego, floração melífera e é uma árvore ornamental”, aponta Francisco. O agente ressalta que ela não tem o glamour das floradas dos ipês, a distinção culinária do pequi, a importância farmacêutica da copaíba e a exuberância da palmeira dos buritis, mas se transformou em um exemplar distinto na vegetação do parque e por estar em uma posição privilegiada na entrada principal virou atração turística e é muito utilizada em fotografias.


Parque Ecológico Dom Bosco


Situado às margens do lago Paranoá e aberto diariamente das 6 às 20 horas a unidade de conservação possui uma área de 171, 98 hectares com a seguinte infraestrutura: estacionamento para 235 veículos, coopervia de 3,5 quilômetros, ciclovia de 2,5 quilômetros, duas guaritas, quatro portões, três conjuntos de banheiros, área de uso múltiplo com 25 hectares, anfiteatro aberto, sede administrativa com sala para educação ambiental, ermida Dom Bosco, capela, formação do jardim do Patrimônio Ecológico do Distrito Federal, quiosque com duas lanchonetes, dois banheiros e estacionamento, sala de recepção aos turistas e visitantes na sede administrativa.

Mais informações:

E-mail: comunicacaosema@gmail.com

Telefone: (61) 3214 – 5611

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543