Governo do Distrito Federal
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24/11/14 às 16h55 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Congresso Reeditor Ambiental

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) participa nesta terça-feira (25) do 11º Congresso Reeditor Ambiental. O evento será realizado na Universidade Católica de Brasília – Auditório do Bloco Central, a partir da 8:15h.

O evento é um dos principais cursos de formação em educação ambiental do Distrito Federal, voltado, prioritariamente, para professores da rede pública de ensino. Nesses 11 anos de curso já foram qualificados aproximadamente 200 professores e 5 mil alunos.

O curso objetiva aprimorar a atuação do educador no espaço escolar, qualificando-o a realizar projetos que visem à preservação ambiental e intervenções socioambientais concretas.

Durante o curso, que este ano aconteceu no Parque Ecológico Águas Claras, os professores participam de exercícios de ecologia social, ciclos de palestras, trilhas ecológicas e desenvolvem, juntamente com seus alunos, a metodologia Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO), como uma ferramenta pedagógica.

Além disso, os alunos dos professores também são atendidos pela equipe de Educação Ambiental do Ibram em palestras, trilhas e oficinas que objetivam despertar o olhar e a curiosidade desses alunos sobre temas ambientais que afetam a vida de todos.

O incentivo ao protagonismo juvenil por meio da metodologia NEPSO é pratica recorrente em várias ações pedagógicas do Brasil e da América Latina. No entanto, o Reeditor Ambiental destaca-se por estimular este protagonismo voltado para questões ambientais.

Assim, o Congresso Reeditor Ambiental é a culminância de um projeto desenvolvido ao longo de um ano e reúne todos os professores do curso Reeditor Ambiental e seus respectivos alunos que desenvolveram projetos de pesquisa de opinião com temáticas ambientais.

O Congresso Reeditor Ambiental objetiva apresentar os trabalhos das pesquisas desenvolvidas e, para isso, cada escola participante conta com um estande, onde os alunos podem expor os resultados de suas pesquisas da forma como quiserem, seja por meio de painéis, gráficos, desenhos, poesias ou fotografias, que registram o processo de realização do projeto de pesquisa durante o ano letivo. Além disso, cada escola terá o seu momento neste palco para mostrar e valorizar o seu trabalho.

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