Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/10/13 às 20h31 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Comunidade do Areal ganha parque

 

“Brasília, Cidade Parque, o Programa que se tornou uma grande realidade no Distrito Federal”, com esse clima otimista, Eduardo Brandão, secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF, abriu o evento de inauguração da 1ª etapa das obras do Parque Areal, neste sábado (26).

 

O parque tem capacidade de atender cerca de 500 pessoas ao dia. A unidade recebeu no último sábado (26) uma sede administrativa, uma guarita, quadras society e de futsal, campo de areia e play ground, além de uma pista de cooper. O investimento de R$ 1,2 milhão é oriundo da compensação ambiental da empresa Ciplan.

 

Todos os investimentos do programa, Brasília, Cidade Parque são oriundos de compensação ambiental e florestal. De acordo com Brandão, “a Câmara de Compensação Ambiental é um legado para o DF. Depois dela, nenhum governo nunca mais poderá cruzar os braços para as questões ambientais”. O secretário comenta que em cada parque está sendo investido, em média, R$ 2 milhões em equipamentos como sede, alambrado, banheiros, quadras poliesportivas, pista para skate, coopervia, ciclovia, pontos de encontro, entre outros. Outra forma de investimentos que o programa permite são as aplicações particulares.

O parque, que possui uma área de 52,918 hectares, foi criado pelo Decreto nº 16.142, de 9 de dezembro de 1994 e nunca havia sido implantado. Encontra-se em uma região alta, de onde se tem vista privilegiada de Águas Claras, Guará e até Plano Piloto.

Este foi o 10º parque entregue aos brasilienses. Até meados de 2014 serão mais de 30 parques revitalizados e implantados. “O programa Brasília, Cidade Parque está trazendo de volta a qualidade de vida das pessoas. Um parque próximo de casa promove saúde para a toda a família”, destaca.

O vice Governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, naquela oportunidade Governador em exercício, também esteve presente ao evento e registrou a importância de que a população tenha consciência do que representa o meio ambiente. De acordo com Filippelli, “a inauguração de mais um parque é uma semente plantada e isso indica mais uma vez que estamos no caminho certo”.

 

Brasília, Cidade Parque

Nesta gestão de governo, após a criação do programa (em junho de 2011), até o fim deste ano, em pouco mais de 2 anos, foram entregues 10 parques, entre eles: Parque da Asa Sul, Jequitibás em Sobradinho, Ezechias Heringer no Guará, Águas Claras, Bosque do Sudoeste, Olhos D´Água, Três Meninas (Samambaia), Saburo Onoyama (Taguatinga), Jardim Botânico e agora o Parque do Areal, em Águas Claras.

Vários outros estão em estado adiantado de obras: Riacho Fundo, Estrutural, Dom Bosco, Sucupira em Planaltina e Cortado em Taguatinga. Ao todo temos mais de 30 parques em projeto, planejamento e orçamento, que também terão obras iniciadas brevemente.

 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543