Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/05/14 às 18h22 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Comunidade celebra a vida em meio à natureza no Parque do Guará

O programa Meio Ambiente é Vida reuniu, na última terça-feira, 27, no Parque Ecológico Ezechias Heringer, mais conhecido como Parque do Guará, cerca de 400 pessoas para celebrar a vida em torno da natureza. “Esta ação mostra que o parque é o local que propicia saúde. Esse contato com a natureza, essas atividades desenvolvidas, são motivações para trazer a população para o parque e praticar a medicina preventiva”, explicou, na ocasião, o subsecretário de Saúde Ambiental da Semarh, Luiz Maranhão.

Segundo Edgar Aguiar da Rocha, morador de Taguatinga, o incentivo que o programa traz aos idosos é muito importante. Participando pela terceira vez do evento, Rocha conta que gosta de ir ao parque para fazer exercícios. “O parque é um lugar tranquilo, onde eu encontro paz de espírito”, comentou.

Maria de Lourdes dos Anjos, também ressaltou os benefícios dessa ação na vida dos idosos. Pela primeira vez no Meio Ambiente é Vida, ela diz que as atividades fizeram muito bem a ela que está passando por um tratamento para depressão.

Pedriline Alves da Costa, participando também pela terceira vez do evento, conta que o programa a incentivou a ficar em contato com a natureza. “Moro em Brasília há quase 40 anos e, só agora, depois de frequentar as ações do Meio Ambiente é Vida, conheci o Jardim Zoológico. E adorei!”, comemorou.

Desenvolvido pela Subsecretaria de Saúde Ambiental (Susam) da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (Semarh), o programa Meio Ambiente é Vida tem o objetivo de mostrar os benefícios que a interação da natureza e o convívio em parques podem trazer à saúde da população. Nesta sétima edição, a ação desenvolveu palestra sobre o uso de ervas medicinais, além de diversas atividades como exercício funcional, dança sênior e capoterapia. O evento teve ainda apresentações do coral do Grupo dos Mais Vividos do Sesc de Taguatinga, do coral do Centro de Convivência do Idoso da Universidade Católica de Brasília e dança cigana, com o grupo Morena Flor. A Drogasil fez aferição da pressão arterial e teste de glicemia, e a Via Oftalmocenter realizou exame da pressão ocular. Houve, ainda, massagem funcional realizada por deficientes visuais.

Durante a manhã, cerca de 20 alunos do CEF 03 do Guará participaram de atividades de educação ambiental oferecidos pela Subsecretaria de Sustentabilidade Socioambiental (Susten).  

O programa Meio Ambiente é Vida irá percorrer todas as unidades implantadas pelo Brasília, Cidade Parque, adaptando as atividades à realidade de cada Região Administrativa. A programação em cada parque será divulgada dias antes do evento e no site dos órgãos ambientais. A próxima ação acontecerá dia 10 de junho, no Parque Urbano Bosque do Sudoeste.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543