Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/06/21 às 18h11 - Atualizado em 25/06/21 às 12h03

Comissão de Emergências Ambientais define EPIs e insumos para uso do GDF

A Comissão Distrital do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (CD-P2R2), do Distrito Federal, realizou, nesta sexta-feira (18), sua terceira reunião extraordinária do ano. O encontro consolidou a relação de insumos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a serem adquiridos pelos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), que compõem a comissão.

 

“Essa relação será inserida em um caderno de compras para que a Comissão possa buscar apoio financeiro para aquisição”, explicou o superintendente de fiscalização do Instituto Brasília Ambiental, David Lago Ferreira, representante do Instituto na CD-P2R2 e coordenador do encontro.

 

A reunião tratou também dos próximos passos com relação aos outros dois Grupos de Trabalho (GTs) ativos da comissão. Um trata do Mapeamento de Áreas de Risco, o outro é responsável pela construção do Plano de Ação de Emergência do Distrito Federal. No encontro foram apresentados ainda os adesivos com o logotipo do colegiado para fins de divulgação dos trabalhos.

 

A CD-P2R2 é uma comissão permanente, criada pelo decreto 38.528/ 2017, com objetivo de desenvolver ações de preparação, prevenção e resposta rápida para situações de emergência ambiental com produtos químicos perigosos.

 

A comissão prevê a capacitação de servidores dos órgãos e o desenvolvimento de ações como barreiras de fiscalização, aquisição conjunta de materiais, equipamentos, insumos e serviços para atendimento emergencial. E, ainda, a elaboração de um Plano Distrital que defina a atribuição de cada instituição nas situações de emergências e o mapeamento de áreas de risco no DF, entre outras iniciativas.

 

Além do Brasília Ambiental, contaram com representantes na reunião: Corpo do Bombeiros, Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), DF Legal, Polícia Civil, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Seagri, Caesb e Ibama.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543