Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/09/17 às 11h53 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Programa de castração: inscrições abertas

segunda campanha de 2017 do Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos do Distrito Federal está com as inscrições abertas. O prazo encerra às 17h do dia 11 de setembro. As castrações serão realizadas em clínica credenciada localizada na Região Administrativa do Gama.  Vão ser mil vagas, distribuídas em quatro grupos de regiões administrativas. Cada responsável poderá cadastrar até dez animais para cirurgia.

A inscrição pode ser realizada totalmente pela internet, entretanto, para isso é preciso ter uma conta Google. No entanto, caso o cidadão não tenha essa conta e não queira fazer, o cadastramento poderá ser realizado presencialmente no IBRAM em dias úteis, das 8h às 17h. Esse atendimento somente será realizado para pessoas que trouxerem documentos originais necessários, além de cópias.
 
As pessoas idosas ou beneficiários de programas sociais do GDF, que comprovem cadastro no CADúnico ou no Bolsa Família, terão prioridade na obtenção das vagas. Caso sobrem vagas, elas serão ocupadas por pessoas não beneficiárias de programas sociais e que tenham menos de 60 anos de idade. Caso seja preciso realizar desempate para ocupar as últimas vagas, para os três primeiros critérios de prioridade, as pessoas mais idosas terão prioridade.
 
Ao término do cadastramento, os responsáveis selecionados receberão um e-mail informando quando o seu Termo de Encaminhamento tiver sido enviado para a clínica. É de inteira responsabilidade do tutor entrar em contato com a clínica para agendar a cirurgia no prazo de 15 dias. Caso o tutor não realize o agendamento neste prazo, ele perderá a vaga.
 
O cadastro para realização da inscrição permanecerá aberto por um período de seis dias, para que todos tenham oportunidade de se cadastrar. No entanto, o cadastramento não será garantia da obtenção das vagas. 

CLIQUE NO LINK DE SUA REGIÃO ADMINSTRATIVA E FAÇA A INSCRIÇÃO


Grupos de Regiões Administrativas Nº de vagas (Campanha 2017.2)

Grupo 1 – Moradores de:

Fercal, Santa Maria, Itapoã, São Sebastião, Brazlândia, Estrutural – SCIA, Varjão, Paranoá, Recanto das Emas.

Clique aqui

 

Grupo 2 – Moradores de:

Gama, Riacho Fundo I, Ceilândia, Sobradinho II.

Clique aqui

 

 

Grupo 3 – Moradores de:

Planaltina, Candangolândia, Sobradinho I, Taguatinga, Samambaia, Riacho Fundo II.

 

Clique aqui

 

Grupo 4 – Moradores de:

SIA, Jardim Botânico, Brasília, Park Way, Lago Norte, Vicente Pires, Guará, Lago Sul, Águas Claras, Núcleo Bandeirante, Sudoeste/ Octogonal, Cruzeiro. 

 

Clique aqui

 

Documentação necessária

 
Para o cadastramento é necessário apresentar:
 
 
 
1 – RG e CPF:
 
Será obrigado o envio de cópia digitalizada (formato PDF) do RG e do CPF ou de outro documento onde os dois estão registrados, CNH por exemplo.
 
Obs.1: Cada arquivo digitalizado não pode exceder o tamanho de 1 MB, por isso se for tirar foto do documento com o celular use a menor resolução da câmera.  
 
Obs.2: Caso o interessado fizer o cadastro presencialmente, deverá trazer cópia e original.
 
 
 
2 – Comprovante de Endereço:
 
Será obrigado o envio de cópia digitalizada (formato PDF) do comprovante de endereço em nome do cadastrado, onde conste CEP e região administrativa. O comprovante deve ter sido emitido no máximo há 60 dias.
 
Obs.1: Caso não tenha comprovante em nome próprio, clique aqui. O cadastrado pode enviar um comprovante em nome de terceiro (pai, mãe, cônjuge e etc.) desde que envie também documentos que comprovem o parentesco entre o interessado no cadastro e a pessoa cujo nome figura no comprovante de endereço.
 
Obs.2: Caso não possua parentesco com o endereçado do comprovante de endereço, enviar cópia do RG ou CNH do endereçado além de uma declaração de residência disponível no site do ibram www.ibram.df.gov.br    
 
Obs.3: Cada arquivo digitalizado não pode exceder o tamanho de 1 MB, por isso se for tirar foto do documento com o celular use a menor resolução da câmera.  
 
Obs.4: Caso o interessado fizer o cadastro presencialmente, deverá trazer cópia e original.
 
 
 
3 – Comprovação de Beneficiário de Programa Social – CADúnico ou Bolsa Família:
 
O registro no CADúnico não é obrigatório para ser beneficiário do Programa de Controle Populacional de Animais Domésticos no DF. Entretanto, os beneficiários de programas sociais terão prioridade para obtenção das vagas. Assim, quem se enquadrar nesta situação pode enviar cópia digitalizada (formato PDF) de qualquer comprovante de cadastro no CADúnico (como o cartão do Bolsa Família) em nome do cadastrado, onde seja legível o Nº NIS.
 
Obs.1: Cada arquivo digitalizado não pode exceder o tamanho de 1 MB, por isso se for tirar foto do documento com o celular use a menor resolução da câmera.  
 
Obs.2: Caso o interessado fizer o cadastro presencialmente, deverá trazer cópia e original.
 
  
 
Exames complementares e anestesia inalatória 
 
O Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos no DF oferece de forma gratuita as operações de esterilização (ovário-salpingo-histerectomia para fêmeas e orquiectomia para machos), além de anestesia injetável.
 
Uma vez necessários exames complementares ou anestesia inalatória. Nos casos de raças braquicefálicas — de focinho curto, como os cães boxer, chowchow e pequinês, e o gato persa, entre outros —, os custos devem ser arcados pelos proprietários do animal.  A justificativa é que essas raças apresentam muitos problemas de saúde ligados ao sistema respiratório. Em função disso, eles somente serão operados com anestesia inalatória.
 
 
 
Outras informações sobre o cadastramento 
 
Cada responsável poderá cadastrar até dez animais para cirurgia. Logo após o cadastramento, o IBRAM poderá, conforme conveniência, visitar a casa dos inscritos para checar se a quantidade de cães e gatos cadastrados estão de fato localizados nos endereços informados. 
 
Assim que terminar o cadastramento, os responsáveis selecionados receberão um e-mail informando quando o seu termo de encaminhamento tiver sido enviado para a clínica. Além disso, semanalmente será publicado no site do IBRAM  o CPF dos tutores cujos Termos de Encaminhamento tiverem sido encaminhados. Os encaminhamentos se darão por conjuntos, na quantidade e frequência demandada pela clínica. 
 
É de inteira responsabilidade do tutor entrar em contato com a clínica para agendar a cirurgia no prazo de 15 dias. Caso o tutor não realize o agendamento neste prazo, ele perderá a vaga. Se, por algum motivo, for preciso remarcar o procedimento, o responsável deverá tratar diretamente com o consultório. Não haverá segunda chance em caso de faltas. 
 
Além disso, a constatação de qualquer informação falsa para obtenção de vagas, além de falta ao procedimento agendado, causam o descredenciamento e ainda impedem que a pessoa faça cadastro para as campanhas seguintes. 
 
 
 
Mais duas campanhas em 2017 

A proposta é que até o final do ano ocorram outras duas campanhas, ao longo dos meses de outubro e novembro.


Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543