12/09/19 às 15h53 - Atualizado em 19/09/19 às 10h21

CLDF homenageia Dia do Cerrado e servidores do Brasília Ambiental

Preservação do cerrado e homenagens aos cuidadores desse bioma marcaram a solenidade em comemoração ao Dia do Cerrado, no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, na manhã desta quinta-feira (12). O evento contou com a presença do presidente do Brasília Ambiental, Edson Duarte e servidores do órgão, além de ambientalistas e representantes de órgãos governamentais.

Para a autora da homenagem, deputada Telma Rufino (PROS), o cerrado é o segundo maior bioma do País, possui uma das maiores diversidades de fauna e flora, além de concentrar as três maiores bacias hidrográficas do Brasil.

Segundo a parlamentar, esses fatores “aumentam a importância do trabalho de preservação do cerrado”. Nesse sentido, ela parabenizou aqueles que atuam em defesa do bioma, como os profissionais do Brasília Ambiental, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Corpo de Bombeiros, entre outros.

Em agradecimento, Edson Duarte destacou a importância da população de se conscientizar cada vez mais sobre o bioma tão fundamental para o Distrito Federal. “Precisamos ser valentes em defesa do equilíbrio ambiental e da convivência sadia com o Cerrado”. Ele acrescentou: “Precisamos parar, puxarmos o freio de mão e repensarmos a convivência com nosso meio ambiente”.

Ao final da sessão solene foram entregues moções, aprovadas pela CLDF, a pessoas que prestaram relevantes serviços à área ambiental. Nove servidores do Brasília Ambiental – além de Edson Duarte – receberam a homenagem: Andréa Pereira Lima; Elaine Francisca Dias Silva; Clara Boechat de Lacerda Mendes; Natália Batista dos Anjos; Gustavo Carlos Couto; Tatiane Eugênia Rezende Correia; Leonardo de Miranda Clementino; Elisa Coutinho de Lima Saldanha e Janaína Soares e Silva Araújo.

“Sinto-me honrada por esta homenagem, principalmente por recebê-la justamente na Semana do Cerrado”, comemorou a chefe da Unidade de Tecnologia e Gestão de Informações Ambientais (UGIN),Tatiane Rezende.

Com informações da CLDF.