27/07/17 às 18h57 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Cidade do Automóvel: mais delegados para conferência distrital

Novos representantes serão eleitos em 5 de agosto, na pré-conferência regional no campus Estrutural do IFB. Cada eixo temático da Conferência Distrital do Meio Ambiente terá até quatro delegados por pré-conferência, selecionados pelos participantes de cada tema

Os cidadãos das regiões de Águas Claras, Candangolândia, Estrutural/SCIA, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Riacho Fundo II e Vicente Pires poderão se candidatar ao cargo de delegado na Conferência Distrital do Meio Ambiente, que será realizada em novembro. O regimento interno da conferência estabelece que os delegados, com direito a voz e voto, serão eleitos nas conferências prévias.

Têm a mesma função os membros da Comissão Organizadora Distrital (COD), do Conselho de Recursos Hídricos (CRH) e do Conselho do Meio Ambiente (Conam). No caso dos delegados eleitos para representar a sociedade civil, o credenciamento ocorrerá no local do evento até o final das atividades.

Para a subsecretária de Educação e Mobilização Socioambiental (SEAMS) da Sema-DF, Gabriela Barbosa Batista, os delegados carregam a responsabilidade de representar as suas regiões na conferência. Cada pré-conferência está aprovando propostas diferentes para enfrentar os desafios ambientais de suas comunidades. “Os delegados foram eleitos devido à liderança que mostraram nas conferências prévias e esse é o momento de eles ajudarem a construir as políticas públicas ambientais”, afirmou.

Para os representantes dos órgãos do governo, o processo é diferente. O credenciamento, neste caso, para a conferência distrital estará garantido por ofício do órgão representado, e de forma antecipada. A nomeação desses representantes será divulgada em breve.

Com essas indicações, a conferência distrital terá até 288 delegados, divididos paritariamente entre sociedade civil e governo. Cada tema (os eixos) terá até 144 delegados, dependendo da quantidade indicada pelas conferências prévias ou pelos órgãos públicos. As regras para as candidaturas e eleições de delegados podem ser visualizadas no anexo a do regimento interno.

A pré-conferência acontecerá no campus Estrutural do Instituto Federal de Brasília (IFB), na Cidade do Automóvel (Área Especial 1, Quadra 16), das 8 às 18 horas. Os interessados podem se inscrever em formulário no site da Secretaria do Meio Ambiente ou no próprio local do evento, em 5 de agosto. As conferências prévias, iniciadas em junho, vão até outubro nas diversas regiões administrativas do DF.