Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/05/13 às 13h25 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Cadastro Ambiental Rural é apresentado na Agrobrasília 2013

Cadastro Ambiental Rural é apresentado na Agrobrasília 2013

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal, por meio do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) participa, entre os dias 14 a 18 de maio, da Agrobrasília 2013, importante feira de tecnologias e negócios agropecuários voltada aos empreendedores rurais. Na ocasião, será apresentado no stand do órgão o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O Cadastro Ambiental Rural, previsto pelo Novo Código Florestal, permitirá o acompanhamento da atividade rural sem desmatamentos. A nova ferramenta identificará as propriedades deste tipo que não respeitam as regras para as Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL) e remanescentes de vegetação nativa.

No DF, mais de 390 mil hectares são de zona rural. Dos imóveis deste tipo da região, mais de 80% estão em pequenas propriedades.

A identificação e a avaliação das propriedades serão feitas com o uso de imagens de satélite, o levantamento, a reunião e o cruzamento de dados. O cadastro será aberto à adesão do cidadão por meio da internet, e terá prazo de dois anos para reunir todos os imóveis. A partir das informações coletadas será possível buscar soluções para cada imóvel que não esteja de acordo com as regras ambientais.

Além de tirar dúvidas sobre o processo de licenciamento e de regularização das atividades rurais, o stand contará com informações técnicas e atendimento à população que necessite de auxílio para o cadastro.

Abertura

Durante a abertura do evento, que acontece nesta terça-feira, 14 de maio, o Governador Agnelo Queiroz realiza a entrega de Licença Ambiental a um empreendimento de irrigação por gotejamento localizado na região. O projeto, que teve licença concedida pelo Instituto, foi considerado modelo por atender todos os requisitos solicitados.

Agrobrasília

A AGROBRASÍLIA é uma Feira de tecnologias e negócios agropecuários voltada aos empreendedores rurais de diversos portes que apresenta inovações tecnológicas para os diferentes segmentos do agronegócio brasileiro. É realizada em uma região reconhecida nacionalmente pelo papel desempenhado na ocupação agropecuária dos cerrados, especialmente pelo pioneirismo e a geração e uso de técnicas de sucesso.

A Feira possui localização estratégica: está no centro de uma região onde são cultivados mais de 500.000 hectares, abrangendo DF, Goiás, Minas Gerais e Bahia, com condições de solo e de clima representativas do Centro-Oeste brasileiro, permitindo assim a difusão de inovações e a realização de negócios das melhores empresas do setor com agricultores competentes e interessados em tecnologia. Uma região belíssima, de terras altas e planas e de clima ameno, onde a agricultura brasileira mostra toda a sua exuberância.


O Parque Tecnológico Ivaldo Cenci está localizado junto à BR 251 km 05, em propriedade da COOPA-DF. Possui área de 500 mil m² onde estão instalados campos demonstrativos das principais empresas (públicas e privadas) do agronegócio brasileiro, área de dinâmica para máquinas e implementos agrícolas e espaço destinado à apresentação de soluções para a agricultura familiar.


A AGROBRASÍLIA é uma Feira promissora, que já atrai visitantes internacionais e diferencia-se das demais pelo processo inovador de gestão e a inclusão global de tecnologias do agronegócio. O evento oportuniza conhecer in loco as mais variadas tecnologias de produção e as vantagens ambientais.


Sua localização geográfica é invejável, permitindo acesso rápido, fácil e confortável dos interessados. Está a 60 km do centro da Capital Federal e de uma ampla rede de hotéis e restaurantes, além de ser a Feira de agronegócio no Brasil realizada mais próxima a um aeroporto internacional.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543