Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/02/13 às 21h57 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Brasília sediará oficialmente a campanha “A Hora do Planeta”

Saindo na frente, a Capital do país, pela primeira vez será a cidade-âncora da “Hora do Planeta”. O Governador Agnelo Queiroz, o secretário de Meio Ambiente Eduardo Brandão e representante da WWF Michel anunciaram Brasília como a capital brasileira responsável por representar o Brasil na campanha mundial da WWF.

O ato representa a sensibilização da Capital do país em prol da redução do aquecimento global. Segundo o secretário Eduardo Brandão, a escolha de Brasília como âncora é resultado de um importante trabalho que a cidade tem feito para se tornar mais sustentável. “Nós do governo vemos isso como um reconhecimento”, disse Brandão.

O governador Agnelo Queiroz se comprometeu a apagar as luzes do centro da cidade incluindo o Complexo Cultural, Biblioteca e Museu Nacional, Catedral, toda a Esplanada dos Ministérios e a Ponte JK. O evento será no dia 23 de março, das 20h30 às 21h30. “Aderindo a este movimento nos sentimos comprometidos com o futuro do mundo. Faremos de Brasília uma das cidades mais sustentáveis”, disse Agnelo.

Acompanhando a linha da campanha para 2013, onde apagar as luzes é só o começo, o governador se comprometeu a anunciar oficialmente uma série de medidas que serão adotadas neste ano para a minimização dos danos ao meio ambiente. Adiantou que o programa Brasília, Cidade Parque é o carro-chefe dessas medidas. “Nossa meta é entregar os parques do DF aos seus verdadeiros donos, a população. Já estão em projetos mais de 25 e chegaremos aos 72. O Prainha, no Gama, será um dos contemplados”, ressaltou ele.

No ano passado o movimento em Brasília apagou as luzes de Parque Olhos D’água, importante reduto de biodiversidade do DF no centro da Capital e o monumento Ponte JK.

Eventos e manifestações culturais no Museu da República, no dia 23, também serão atrativos populares para a conscientização ambiental do movimento. A assinatura do termo de adesão aconteceu nesta quarta-feira (27), no gabinete do governador, no Palácio do Buriti.

Sobre a Hora do Planeta

A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF sobre mudanças climáticas. No sábado, dia 23 de março de 2013, às 20h30, pessoas, empresas, comunidades e governos são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global. Na primeira edição, realizada em 2007 na Austrália, 2 milhões de pessoas desligaram suas luzes. Em 2008, mais de 50 milhões de pessoas de todas as partes do mundo aderiram à ação. Em 2009, quando o WWF-Brasil realizou pela primeira vez a Hora do Planeta no Brasil, quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo apagaram suas luzes. Em 2012, o movimento atingiu mais de 7.000 cidades em 152 países.

Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos/ Instituto Brasília Ambiental
Assessoria de Comunicação Social
Tel.: 32145623/24
E-mail: ascommeioambiente@gmail.com

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543