Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/09/13 às 16h31 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Brasília, Cidade Parque investe R$ 3,5 milhões no Parque Três Meninas, em Samambaia

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Instituto Brasília Ambiental, realiza neste sábado (21), a entrega da primeira etapa do Parque Três Meninas, em Samambaia. A unidade foi contemplada pelo programa Brasília, Cidade Parque e está recebendo cerca de R$ 3,5 milhões de investimentos em infraestrutura.

Nesta primeira etapa, o Parque Ecológico Três Meninas receberá ciclovia, coopervia,banheiros, quiosque comerciais, quadra de areia, pista de skate, urbanização, além da reforma da quadra poliesportiva e do playgroud. A entrega da segunda etapa de revitalização, que inclui a reforma do Casarão e das três casas está prevista para o início do próximo ano. O primeiro espaço será utilizado para fins culturais e as três casas mantém o aspecto histórico do parque.

Para animar a programação, serão oferecidas atividades culturais, como a apresentação do grupo teatral do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, café-da-manhã, além de brinquedos infláveis, algodão doce e pipoca para os pequenos.

A comunidade de Samambaia é mais uma que recebe os investimentos do Brasília, Cidade Parque. Ao todo, mais de 30 parques, em diversas Regiões Administrativas, já estão com projetos de intervenção. Entre eles, alguns com obras iniciadas, outros entregues e outros em planejamento com verbas já garantidas.

Brasília, Cidade Parque

O Brasília, Cidade Parque já entregou oito parques para a comunidade de Brasília desde junho de 2011, quando foi lançado (Asa Sul, Olhos D’Água, Bosque do Sudoeste, Águas Claras, Jequitibás (Sobradinho), Jardim Botânico, Três Meninas(inauguração neste sábado (21)), Guará). Até julho de 2014, serão 30 parques entregues para os brasilienses. Até o fim deste ano, está previsto a entrega de mais seis parques (Saburo Onoyama e Cortado (Taguatinga), Areal, Estrutural, Prainha do Gama e Dom Bosco (Lago Sul).

Os recursos, em sua maioria, são provenientes do pagamento das compensações ambientais e florestais pelos empreendedores. Com o projeto, a meta é dar mais qualidade de vida e saúde às comunidades vizinhas aos parques, que passarão a ocupar o espaço para atividades físicas, lúdicas e pedagógicas.

História

Criado em 1993, no parque existem nascentes ao longo dos cerca de 70 hectares da unidade. O local possui relevo característico de borda de chapada, que oferece visuais de grande valor cênico, além de fauna e flora nativa do cerrado.

Em 1960, a família Penna Marinho arrendou 72 hectares no Núcleo Rural Taguatinga (hoje Área de Relevante Interesse Ecológico Juscelino Kubistchek – ARIE JK), onde foi instalada a Chácara Três Meninas.

Nos anos 60 e 70 o local serviu à produção de suínos, aves e ovos, bem como para recepcionar visitantes ilustres, chefes de estado e artistas, num ambiente confortável e inspirador. Dizem que até mesmo o guerrilheiro Che Guevara ali se hospedou, quando veio ao Brasil para ser condecorado pelo então presidente Jânio Quadros.

Em 1988 a chácara virou sede da Administração Regional de Samambaia, e em 1993, por meio do decreto a chácara foi transformada no Parque Três Meninas.

Serviço

Data: 21/09/2013 – sábado

Hora: 9h30

End.: 2ª Avenida Norte, Quadra 611 – Samambaia Norte – DF.

 

Confira aqui o convite.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543