4/04/13 às 20h53 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Brasília, Cidade Parque destina R$ 3 milhões para implantação de parque na Estrutural

GDF entrega as primeiras escrituras e começa a construção do Parque da Estrutural

O GDF está levando mais qualidade de vida e legalidade à Cidade Estrutural. Por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab), moradores vão receber, finalmente, as escrituras das casas onde moram e vão ganhar um parque de 20 hectares, destinado aos esportes e à educação.

Um dos principais programas da Secretaria do Meio Ambiente e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram): o Brasília, Cidade Parque chega à cidade Estrutural. A Semarh lança as obras do Parque da Estrutural no próximo sábado (06), às 10h30, no Setor Norte quadra 02, ao lado do Centro Olímpico.

O programa tem o objetivo de implantar e revitalizar os 72 parques do Distrito Federal, de maneira sustentável e com recursos de compensação ambiental e florestal. Neste ano, cerca de R$ 100 milhões de reais estão sendo investidos nos 32 outros parques. A unidade da Estrutural vai custar R$ 3 milhões.

PARQUE ESTRUTURAL PLANTAVeja como ficará o Parque

O local terá quadras poliesportivas, quadras de areia, Tênis, Badminton e Espirobol, Bicicletários, playground, pista de cooper e ciclovia, circuito de ginástica para terceira idade e pista de skate completa.

Está garantida toda a infraestrutura de banheiros, guaritas, quiosques, mesas e bancos, bebedouros, duchas, lixeiras e estacionamento.

Os movimentos culturais da comunidade também terão espaço dentro do parque. Serão construídos anfiteatro, espaços para educação ambiental (estufas, viveiros e hortas), um mirante e um relógio de sol. O Parque da Estrutural será cercado, iluminado e terá sinalização completa.

Outro programa do GDF, a cargo da Secretaria de Habitação – o Regularizou, é seu! um dos programas habitacionais do GDF tem o objetivo de regularizar cidadese parte de cidades, terrenos de templos e entidades de assistência social, condomínios e terras rurais, além da entrega de escrituras a quem mora em áreas regularizadas, mas que não tem o documento definitivo do imóvel. Como parte do Regularizou, é seu!, há o Mutirão das Escrituras, no qual o GDF fechou acordo com os cartórios e o preço das escrituras caiu de R$ 1.214,85 para R$ 191,74. O Mutirão tem beneficiado muita gente, como por exemplo, os moradores da Cidade Estrutural que hoje estão recebendo o documento das mãos do Governador Agnelo Queiroz.

A regularização é obrigatória. O morador deve apresentar o requerimento de regularização até 31 de dezembro de 2013. Quem não solicitar a regularização, poderá ter o lote vendido em licitação. O requerimento de regularização está disponível no site www.regularizar.df.gov.br ou na Administração Regional da sua cidade.

A atual administração do GDF foi a primeira a realmente enfrentar o desafio de regularizar a Estrutural, e isso está sendo feito não apenas com a entrega das escrituras. Esse passo vem acompanhado da colocação de asfalto, saneamento, redes de água e esgoto, equipamentos públicos (praças e espaços de convivência) e construção de uma área que separa a cidade do Parque Nacional de Brasília, além do próprio reordenamento urbano da Estrutural.

Lançamento do Parque da Estrutural e Mutirão das Escrituras

Data: 06 de abril – sábado

Local: Setor Norte quadra 02, ao lado do Centro Olímpico.

Mais informações:

Ascom Sedhab – 3214 4024/4025, André Giusti 9976-8878