Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/04/21 às 8h28 - Atualizado em 19/04/21 às 8h51

Brasília Ambiental promove ações para enfrentar seca

Ao aproximar-se o período de seca no Distrito Federal (maio a setembro), o Instituto Brasília Ambiental promove ações de preparo para o enfrentamento dessa época, na qual existe mais propensão a ocorrerem incêndios florestais nas Unidades de Conservação, administradas pela autarquia. Prova desse reforço vai ser a implantação de um ponto fixo de proteção e combate ao fogo que o órgão ambiental está montando no Parque Ecológico Águas Claras, cuja inauguração deve ocorrer até o fim deste mês.

 

“Será o nosso ‘quartel general’ de proteção e combate a incêndios florestais”, diz o diretor da Diretoria de Proteção e Combate aos Incêndios Florestais (DPCIF) do Instituto, Pedro Paulo Cardoso.  O espaço definido pela DPCIF está sendo instalada no prédio, dentro do parque, onde funcionava a Polícia Militar Ambiental.

 

Neste ponto fixo de proteção e combate a incêndios vai funcionar o almoxarifado da diretoria, nele ficarão os equipamentos e as viaturas de combate a incêndios, os caminhões pipas, e nele também serão lotados vários brigadistas, além de alguns analistas e técnicos servidores da DPCIF. “Uma base robusta, tanto de prevenção e combate, como de análise de dados, porque vai abrigar o programa de monitoramento, que produz o boletim periódico de áreas queimadas”, acrescenta Pedro Paulo.

 

Com este novo ponto, a DPCIF vai passar a contar com três pontos fixos. Já existe um na sede do próprio órgão ambiental (Asa Norte) e outro na Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae), em Planaltina.

 

Equipamentos – Na contabilização das várias ações de preparo para o enfrentamento da seca, soma-se a recepção da doação pelo órgão ambiental, por meio da DPCIF, de uma série de equipamentos de prevenção e combate ao fogo. A doação foi feita pela empresa Dossel Ambiental Consultoria e Projetos Ltda.

 

Os equipamentos recebidos são dois pulverizadores de pressão manual 20L, um pulverizador de pressão manual 5L, seis abafadores de fogo, um tubo de manuseio de serpente e um queimador pinga fogo para incêndios 6,5L. Os materiais – que não são novos – estão em perfeitas condições de uso, passam pelo processo formal de aquisição e ficarão guardados na nova sede da DPCIF.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543