Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/09/19 às 10h56 - Atualizado em 11/09/19 às 13h20

Brasília Ambiental participa da Semana do Cerrado e lança site Eu Amo Cerrado

O Brasília Ambiental estará presente nas festividades da Semana do Cerrado 2019, promovendo diversas atividades junto à população. O evento, que marca o Dia Nacional do Cerrado, comemorado no dia 11 de setembro, acontecerá entre os dias 8 a 14 de setembro, em diversos pontos do Distrito Federal.

 

Durante a abertura das comemorações, no domingo (8), às 10h, no Zoológico de Brasília, o Brasília Ambiental irá lançar oficialmente o site Eu Amo o Cerrado. Nesta página, o usuário vai ter a oportunidade de conhecer as espécies de aves, mamíferos, árvores, frutos e peixes presentes nas unidades de conservação. Realizado pela Educação Ambiental do Instituto, o projeto parte da perspectiva de que “só cuida quem ama e só ama quem conhece”.

 

Nos dias 10, 11 e 12, por meio do programa Parque Educador, serão realizadas aulas sobre meio ambiente em diversos parques e unidades de conservação, com alunos de escolas públicas. Durante a atividade as crianças irão produzir telas gigantes sobre o tema para a exposição Salve Meu Cerrado, que será apresentada a partir do dia 14 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

 

O Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), no Jardim Mangueiral, irá receber, na terça-feira (10), das 17h às 20h, a Quitanda CPS, feira de produtos orgânicos produzidos por agricultores familiares de São Sebastião. Na quarta-feira (11), será promovida, às 10h, uma roda de conversa sobre plantas medicinais e, das 15h às 17h, visitas guiadas ao Centro, construído a partir de modernos conceitos de construção sustentável.

 

Ainda no Dia Mundial do Cerrado, alunos de escolas públicas e privadas de Brasília estarão na Embaixada da Bélgica para uma tarde educativa sobre o bioma. Na ocasião, o Brasília Ambiental irá apresentar às crianças a coleção de publicações e o novo site do Eu Amo o Cerrado.

 

Na sexta-feira (13), jovens acima de 60 anos que adoram forró se reunirão ao entardecer para dançar no Parque Recreativo Sucupira, em Planaltina, e cultivar a alegria de viver em contato com a natureza.

 

O encerramento das atividades, no dia 14 de setembro, será realizado no Parque Ecológico Águas Claras, das 9h às 19h, com feira orgânica, palestra sobre alimentação saudável, atividades de educação ambiental, além de uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica de Brasília.

 

A semana do Cerrado é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com diversos órgãos do GDF, como o Brasília Ambiental, o setor produtivo e organizações da sociedade civil. Promovido este ano com o tema Cidades Sustentáveis, o evento tem o objetivo de conscientizar a comunidade para a adoção permanente de práticas sustentáveis e de preservação do bioma.

 

Serviço:

Abertura e lançamento do site Eu Amo o Cerrado

Dia: 8 de setembro (domingo)

Local: Zoológico de Brasília

Horário: 10h

 

Café da manhã de lançamento do site Eu Amo o Cerrado

Dia: 9 de setembro (segunda-feira)

Local: Sede do Brasília Ambiental

Horário: 10h

 

Parque Educador

Dia: 10, 11 e 12 de setembro (terça, quarta e quinta-feira)

Local: Parque Ecológico Saburo Onoyama (Taguatinga), Parque Ecológico Águas Claras, Parque Três Meninas (Samambaia), Parque Recreativo Sucupira (Planaltina), Parque Ecológico e Vivencial do Riacho Fundo e Estação Ecológica de Águas Emendadas – ESECAE (Planaltina).

Horário: 9 às 11h e 14 às 17h

 

Quitanda CPS

Dia: 10 de setembro (terça-feira)

Local: Centro de Práticas Sustentáveis, Jardim Mangueiral

Horário: 17h às 20h

 

Roda de Conversa sobre Plantas Medicinais

Dia: 11 de setembro (quarta-feira)

Local: Centro de Práticas Sustentáveis, Jardim Mangueiral

Horário: 10h às 11h30

 

Visita Guiada no CPS 

Dia: 11 de setembro (quarta-feira)

Local: Centro de Práticas Sustentáveis, Jardim Mangueiral

Horário: 15h às 17h

 

Tarde educativa na Embaixada da Bélgica 

Dia: 11 de setembro (quarta-feira)

Local: Embaixada da Bélgica

Horário: 14h às 17h

 

9º Encontro e Feira Povos do Cerrado

Dia: 11 de setembro (quarta-feira)

Local: Complexo da Funarte, sala Plínio Marcos

Horário: 18h30

 

Forró Terapia

Dia: 13 de setembro (sexta-feira)

Local: Parque Recreativo Sucupira, Planaltina

Horário: a partir das 16h

 

Encerramento no Parque Ecológico Águas Claras

Dia: 14 de setembro (sábado)

Local: Parque Ecológico Águas Claras

Horário: 9h às 19h

 

Salve Meu Cerrado

Dia: 14 de setembro (sábado)

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB

Horário: 9h às 21h

 

Brasília Ambiental - Governo de Brasília

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543