5/11/19 às 13h15 - Atualizado em 11/11/19 às 12h02

Brasília Ambiental ganha canais exclusivos de atendimento da Caesb

Foto: Marco Peixoto/Caesb

O Brasília Ambiental ganhou novos canais exclusivos de atendimento da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), o telefone verde e um aplicativo, direcionados para a comunicação de extravasamento de esgoto em parques e unidades de conservação. A novidade foi anunciada durante o Seminário “A Realidade do Saneamento Básico no DF – Operação e Manutenção do Sistema de Esgotamento Sanitário”, realizado pela Companhia especialmente para auditores fiscais e servidores do Instituto.

O telefone verde será 115, seguido da opção 0-4. Por meio do aplicativo, haverá a opção Extravasamento de Esgoto em parques e unidade de conservação, já disponível na versão Android e, em breve, também para IOS. As ordens de serviço geradas por esses chamados serão classificadas como urgentes e encaminhadas como prioridade para a área de manutenção da Caesb.

Saneamento

Foto: Marco Peixoto/Caesb

Durante o Seminário “A Realidade do Saneamento Básico no DF – Operação e Manutenção do Sistema de Esgotamento Sanitário”, servidores do Brasília Ambiental receberam explicações sobre todo o ciclo do saneamento, desde a produção e distribuição de água, passando pelo sistema de manutenção preventiva e emergencial, até os processos operacionais e tecnológicos. Também conheceram o Centro de Controle Operacional da Caesb (Cecop), o ônibus Expresso Ambiental – que tem uma maquete do ciclo do saneamento – e uma das maiores estações de tratamento de esgoto da Caesb, a ETE Sul.

Ao final do evento, os participantes debateram sobre os desafios do sistema, como o reaproveitamento do lodo (subproduto gerado no tratamento) na recuperação de áreas degradadas e na agricultura, a erradicação de lançamentos clandestinos por caminhões-fossa e o reuso de água.

Com informações da Caesb

Brasília Ambiental - Governo de Brasília