Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/03/21 às 18h51 - Atualizado em 30/03/21 às 19h05

Brasília Ambiental e UnB: parceira em prol do meio ambiente

O Instituto Brasília Ambiental, via sua Unidade de Educação Ambiental (Educ), e a Universidade de Brasília (UnB), por meio do Museu do Cerrado, trabalham juntos numa parceria informal – porque não tem protocolo assinado – que resulta em benefícios para o meio ambiente do Distrito Federal (DF).  Ambos os órgãos estão, juntos, por exemplo, no Comitê Interinstitucional de Educação Ambiental do DF (CIEA) – colegiado com a tarefa de construir canais de diálogo para a efetiva implantação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA).

 

Um dos principais ganhos que o trabalho conjunto dos dois órgãos proporciona é a divulgação das ações da Educ do Instituto. Todo o material educativo produzido é amplamente divulgado pelo Museu do Cerrado. Estão lá, à disposição da visitação virtual pela população, por exemplo, o Guia de Parques, Guia de Unidades de Conservação, Manual do Biodetetive, todos os cartazes produzidos que integram a coleção Eu Amo o Cerrado, como Flores do Cerrado, Aves do Cerrado, Peixes do Cerrado, entre outros.

 

O chefe da Educ, Marcus Paredes, explica que a educação ambiental é uma atividade multisetorial, multi institucional, ou seja, todos podem fazer, desde que bem orientados. “Partindo desse princípio, o objetivo principal dessa parceria é fazer com que as ações de EA tenham maior visibilidade, e dessa forma, sejam multiplicadas. Não preservamos aquilo que não amamos, e não amamos aquilo que não conhecemos. Então, tendo a possibilidade de conhecermos a chance de gostarmos é bem maior, e essa parceria se propõe a divulgar, deixar mais conhecida a biodiversidade do nosso Cerrado”.

 

A diretora-geral do Museu do Cerrado, professora Rosângela Corrêa, ressalta a importância do trabalho conjunto. “Trabalhamos há anos com o Brasília Ambiental. Não é preciso a assinatura de um contrato para que a parceria aconteça, até porque estamos juntos em diferentes instâncias de ação pública. Toda parceria é fundamental para fortalecermos as ações coletivas que são necessárias na solução dos problemas socioambientais locais”.

 

Rosângela Corrêa ressalta que o Brasília Ambiental, por meio da Educ, tem feito um trabalho constante e significativo. “Especialmente com a produção de materiais educativos que encantam estudantes e professores da rede pública do DF. E a divulgação desse trabalho no Museu do Cerrado amplia seu campo de ação, já que temos 11 mil acessos por mês de brasileiros e pessoas de outros países”, destaca.

 

Centro de Referência – O Museu do Cerrado é uma iniciativa da área Educação Ambiental e Ecologia Humana na Faculdade de Educação da UnB. Foi criado em 18 de junho de 2017. Tem como missão ser um centro de referência nacional sobre o sistema biogeográfico do Cerrado para divulgar e preservar os conhecimentos científicos, os saberes e os fazeres populares acerca da sociobiodiversidade do Cerrado, contribuindo para a formação de profissionais e cidadãos comprometidos com a cultura do cuidado e da sustentabilidade desse bioma.

 

Criado no ambiente virtual, o Museu tem o objetivo de alcançar o maior número de pessoas com diferentes idades e nichos. “Agora com a pandemia, em que as pessoas devem ficar em casa, sempre que possível, os museus virtuais tomaram uma dimensão muito importante, pois mais pessoas estão interessadas em visitar-nos. O nosso Museu não fecha portas, então, temos que estar continuamente atualizando informações, notícias, exposições”, enfatiza a diretora.

 

O Museu interage com a sociedade através de lives, exposições presenciais e virtuais, podcast, redes sociais como instagram e facebook, e correspondência com o público que lhe escreve. É um espaço aberto para divulgação de informações/ações/projetos para a conservação, preservação, recuperação, valorização do patrimônio ecológico, arqueológico e cultural das tradições culturais dos povos do Cerrado por meio de conteúdos audiovisuais, artigos, teses, livros, documentos, manifestações artísticas, materiais pedagógicos, entre outros trabalhos produzidos sobre o bioma. Para contatar o Museu acesse:  https://museucerrado.com.br/fale-conosco-2/

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543